Obtenção do Hidrogênio através da água é a chave do futuro

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 22/06/2018

A disponibilização mundial do Hidrogênio como combustível ainda está a passos lentos. Todavia, já é consensual que esse gás é a chave para qualquer estratégia de sistema de energia renovável. Afirmação ratificada pelo diretor do Institute of Electrochemical Process Engineering da Alemanha, Detlef Stolten. Durante a WHEC 2018, o alemão falou, dia 21, sobre sua pesquisa que está focada em eletroquímica e engenharia de processos para diferentes tipos de células de combustível e eletrolisadores.

Stolten conta que as baterias elétricas ainda têm sido mais utilizadas no sistema de energia renovável, mas as pilhas de combustível são mais mais eficientes na estocagem do Hidrogênio. Para ele, é necessário investir também em uma variedade maior de armazenamento do gás para torná-lo mais viável, como por exemplo, em mobilidade urbana.

As estratégias de sistemas de energia da Alemanha formam um novo tópico de pesquisa abordado por Stolten. Segundo ele, o Instituto se concentra na interconexão dos setores de energia e no papel do armazenamento abrangendo gás e modelagem de redes, energia renovável, incluindo produção de Hidrogênio renovável via eletrólise. Ele destaca que a obtenção do Hidrogênio através da água é a chave do futuro das energias renováveis, uma solução sustentável de produção do gás.

Segundo Stolten, uma das mais promissoras vias tomadas pela Alemanha se baseia no uso de Hidrogênio produzido eletroliticamente como um meio de armazenamento de energia, bem como a substituição de combustível à base de hidrocarbonetos para a maioria dos veículos rodoviários. “Nossos esforços para a transformação do setor energético alemão pode se tornar em breve um sinônimo para os processos correspondentes nos quais a maioria dos outros países desenvolvidos podem buscar inspiração”, concluiu.