Oito cursos da COPPE obtêm nota máxima na avaliação da CAPES
Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia Civil / Engenharia de Produção / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Notícias
Data: 15/10/2007
Oito cursos de Mestrado e Doutorado da COPPE obtiveram nota máxima na avaliaçao da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os cursos de Engenharia Biomédica, Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Sistemas e Computação obtiveram nota 7 e os de Engenharia de Produção e Metalúrgica e de Materiais receberam nota 6. Na avaliação feita em universidades de todo o país, as notas 6 e 7 são atribuídas a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.
Este ano, os Programas de Engenharia Biomédica e Mecânica da COPPE melhoraram seu desempenho e obtiveram conceito 7, juntando-se às Engenharias Química e Elétrica, que mantiveram o mesmo conceito obtido anteriormente no triênio 2001-2003.
A avaliação CAPES 2007 analisou o desempenho de qualidade relativo ao período 2004-2006. Ao todo, foram avaliados 2.266 programas de pós-graduação, sendo 3.409 cursos — 2.070 de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de mestrado profissional. A produção científica dos cursos, a formação de mestres e doutores e o impacto social dos programas oferecidos pelas instituições são alguns dos itens contemplados na avaliação da instituição, que encontra-se na 15ª edição desde a implantação do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Nacional, em 1976.