Orla Digital começa a funcionar
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 21/07/2008
O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso inauguraram, no dia 22, o Orla Digital, na Praia de Copacabana, um sistema de acesso sem fio à Internet gratuito a céu aberto, conhecido como acesso Wi-Fi. O evento deu início à primeira etapa do “Orla Digital”, lançado em janeiro deste ano. O projeto técnico foi desenvolvido pela COPPE e a tecnologia de comunicação sem fio é da Motorola.
Financiado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECT), com verba da Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o projeto conta com apoio da prefeitura, que disponibilizou a infra-estrutura de postes e dutos da RioLuz, para a instalação de equipamentos de rádio e a passagem de cabos de fibra ótica.
Coordenado pelos professores da COPPE, Luís Felipe Magalhães de Moraes e Claudio Amorim, o projeto Orla Digital possibilitará a aplicação de tecnologias inovadoras. A primeira delas será um sistema de vídeo interativo sob demanda, desenvolvido no Laboratório de Computação Paralela da COPPE. O objetivo é facilitar o acesso a conteúdo cultural, educacional e de entretenimento de qualidade. Mas os benefícios não param por aí: os pesquisadores da COPPE já estão pesquisando novas aplicações voltadas para as áreas de telemedicina, redes sociais, segurança, entre outras. “Hoje em dia, o acesso gratuito à Internet em banda larga e de alta qualidade é um instrumento importante para a inclusão digital. Vamos trabalhar para que o Rio Orla possa explorar esse potencial”, afirma o professor Cláudio Amorim.
Seguindo seu cronograma de implantação, o projeto Orla Digital será realizado em duas etapas – a primeira teve inicío no dia 22 de julho e a segunda será no fim de agosto deste ano. A medida é necessária devido ao pioneirismo do projeto: será verificada a demanda do serviço na primeira etapa, para que ajustes finos e demais correções possam ser realizados, a fim de manter a qualidade em toda a orla.
Com tecnologia MOTOMesh™ Duo, da empresa Motorola, a cobertura do sinal na orla é formada por quatro células de comunicação em malha (“mesh”), interligadas. A rede mesh Wi-Fi é econômica, de alto desempenho e proporciona acesso de banda larga sem fio de forma escalável para redes de todos os portes. O sistema foi projetado para maximizar o tráfego e a cobertura, proporcionando a conectividade que as aplicações exigem.
As tarefas envolvendo a implementação e configuração da rede e do software de gerência de rede estão sendo realizadas em conjunto com as equipes da Rede-Rio / Faperj e da empresa de engenharia Mibra, responsável também pela execução das obras e instalações.
O acesso sem fio à internet cobrirá toda a Avenida Atlântica, podendo ainda alcançar trechos de algumas ruas transversais próximas à orla. A idéia é que o acesso sem fio à Internet seja expandido por toda a Orla do Rio de Janeiro. Para escoar todo o tráfego Internet gerado pelos usuários da orla, foi instalado um enlace de fibra ótica ligando a rede “mesh” sem fio ao Centro de Operações da Rede-Rio/FAPERJ, localizado na rua Lauro Muller, próximo ao campus da UFRJ. A conexão através desse enlace de fibra ótica permitirá a transferência dos dados entre a rede instalada na orla de Copacabana e o “backbone” da Rede-Rio/FAPERJ e à Internet, a uma taxa de 1 Gigabits/s.