Painel LRap além do Petróleo inicia comemorações dos 10 anos de laboratório da Coppe

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Engenharia Civil / Notícias

Data: 11/04/2024

O Laboratório de Recuperação avançada de Petróleo+ (LRAP+) da Coppe/UFRJ promove na sexta-feira, dia 12 abril, às 13h30, o painel “O LRAP+ além do Petróleo”, que marca o início das comemorações de seus 10 anos e anuncia novas linhas de atuação, com foco na transição energética. O evento será realizado no auditório da Coppe, Centro de Tecnologia 2 da UFRJ, na Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.

LRAP+ rumo à transição energética

O Laboratório, que recebeu financiamento da Shell e da Petrobras, foi fundado há uma década e iniciou efetivamente suas operações em 2015, com o propósito de investigar o uso do CO2 proveniente dos campos do pré-sal como fluido de recuperação avançada de petróleo, para maximizar a produção de petróleo. Durante esses 10 anos, houve avanços significativos tanto em conhecimento técnico quanto teórico sobre esta linha de pesquisa, como explica seu coordenador, o professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Paulo Couto. “O LRAP+ pode atuar em outras áreas do conhecimento relacionados à meios porosos em seu futuro de curto, médio e longo prazo. São áreas que representam oportunidades promissoras e são importantes dentro do contexto da transição energética”, explica Paulo, acrescentando que no momento também estão intensificando suas pesquisas relacionadas à captura, utilização e armazenamento de carbono (Carbon Capture, Utilization and Storage – CCUS) em áreas geológicas.

No momento, além de dar continuidade a tais atividades, a equipe do LRAP+ aproveitará os conhecimentos adquiridos para passar desenvolver outras linhas que contribuam para a transição energética. De acordo com Paulo, o grupo está iniciando estudos relacionados aos meios porosos em outras áreas, além do Petróleo, tais como armazenamento geológico de CO2, agricultura, hidrologia, entre outras.

Participarão como palestrantes, o professor Rien van Genuchten, visitante da UFRJ e da Universidade de Utrecht (Países Baixos); e o engenheiro de petróleo e professor Farid Shecaira, que atuou na Petrobras de 1980 a 2021, exercendo diferenciados cargos técnicos e gerenciais. Van Genuchten abordará o universo de possibilidades de desenvolvimento tecnológico envolvendo os meios porosos. Já Shecaira falará sobre a perspectiva de sequestro geológico de gás carbônico no Brasil.

Abertura do painel contará com a participação do gerente geral de Tecnologia da Shell Brasil, Olivier Wambersie; da gerente de Tecnologias Aplicadas e Experimentais em E&P do Cenpes/Petrobras, Rita Wagner; da diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Ferreira; da professora Juliana Baioco, representando a  diretora da Escola Politécnica da UFRJ, professora Claudia Morgado; da vice-diretora da Escola de Química da UFRJ, professora Andrea Salgado, do decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, professor Walter Suemitsu; e do coordenador do LRAP+, professor Paulo Couto.

Sobre os palestrantes

Martinus Theodorus (“Rien”) van Genuchten é um físico de solos interessado em hidrologia da zona não saturada, fluxo multifásico, transporte de contaminantes subterrâneos, fluxo preferencial, modelagem analítica e numérica, e procedimentos inversos, entre outras. Atualmente, possui colaborações ou nomeações como professor visitante tanto na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, como na Universidade de Utrecht (Países Baixos). Também já atuou, por muitos anos, como Líder de Pesquisa no Laboratório de Salinidade dos EUA, em Riverside (Califórnia).

Farid Shecaira é engenheiro de petróleo. É graduado em Engenharia Civil pela USP (1979), mestre em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto ((UFOP – 1988), e doutor em Engenharia de Petróleo pela Universidade do Texas, em Austin (1998). Atualmente, Farid cursa Business Inteligence (BI) Data Science na PUC-Rio. Trabalhou na Petrobras de 1980 a 2021, ocupando inúmeros cargos técnicos e gerenciais. Fundou a WisEnergy, uma empresa de EAD, além de ser consultor na PUC-Rio, atuando no laboratório de Inteligência Computacional Aplicada (ICA), que é dedicado às aplicações da Ciência de Dados na Geoengenharia de Petróleo.

13h30 – Abertura

14h00 – Palestra 1: The Porous Media World … of this World