Panorama mundial do estágio dos ODS serão apresentados na abertura do workshop Desenvolve 21
Planeta COPPE / Energia / Engenharia Civil / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 25/06/2021
Dados sobre a Agenda 2030, com síntese e reflexão sobre o atual estágio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, pelo mundo serão apresentados na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, no início do Workshop Desenvolve 21. Trata-se do primeiro evento internacional voltado para o desenvolvimento integrado de tecnologias sustentáveis em Energia, Oceanos e Saúde, promovido por instituições sediadas no Rio de Janeiro, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Coppe/UFRJ, por meio do Laboratório de Métodos e Computacionais em Engenharia (Lamce).
O evento, que ocorre até o dia 30, terá como eixo central a identificação de importantes tecnologias que, após desenvolvidas de forma integrada, se tornem acessíveis e sustentáveis, e permitam a inclusão social e melhoria de qualidade de vida da população. Com tradução simultânea e emissão de certificado, o workshop é gratuito e será realizado pela plataforma zoom. As inscrições para participar do evento, que também conta com a parceria do Atlantic International Research Center (AIR Centre) e da Global Sustainable Technology & Innovation Community (G-STIC), e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Parque Tecnológico da UFRJ, devem ser realizadas pelo site http://bitly.com/desenvolve21.
A abertura contará com a participação de Dietrich Van der Weken, diretor geral da G-STIC; da diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Angela Uller; do coordenador da Estratégia da Fiocruz para Agenda 2030, pesquisador Paulo Gadelha; e do coordenador do Lamce, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, professor Luiz Landau. O primeiro dia também contará com a palestra da pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcomo.
Em consonância com os ODS, o evento tem como finalidade a criação de uma rede integrada para o desenvolvimento tecnológico sustentável em escala regional, no estado do Rio de Janeiro. Os dados sobre a Agenda 2030 serão apresentados durante o módulo “O futuro que queremos: urgência e desafios da Agenda 2030”, que inicia as sessões de palestras do primeiro dia, que é dedicado à área de Saúde. De acordo com Paulo Gadelha, um dos palestrantes deste módulo, para que as metas dos ODS sejam atingidas é necessário que haja sinergia e complementaridade entre diferentes campos do conhecimento, a exemplo das Engenharias e das Ciências da Saúde. A integração consiste em estudos em conjunto que envolvam, por exemplo, o uso de tecnologias de imagem agregadas a territórios de vulnerabilidade, Inteligência Artificial na assistência hospitalar, Big Data, Engenharia Genética, dentre outras ferramentas.
Paulo Gadelha considera este, um workshop único na experiência brasileira justamente pela conexão entre os temas e entre a tecnologia com o aspecto social e as políticas públicas. “Desregulamentada, a inovação busca o valor econômico e marginaliza o acesso, ampliando iniquidades. Então, é preciso regulamentação, para que o processo de inovação e a cadeia de produção convirjam para o bem social. Precisamos criar instrumentos que garantam que a inovação atenda às demandas sociais e não seja um objetivo em si mesmo”, alerta o pesquisador da Fiocruz.
O professor Luiz Landau explica que, a partir desses três eixos centrais (Energia, Oceanos e Saúde) busca-se viabilizar o desenvolvimento de tecnologias e inovações sustentáveis que possam também ser replicadas em outras regiões do planeta; diminuir o hiato entre o desenvolvimento tecnológico e o social, e a efetivação de um intercâmbio científico, tecnológico e de inovação. “Procura-se também tornar viável o desenvolvimento e implementação do potencial de difusão de conhecimentos, geração de negócios, e troca de experiências, além de dar suporte à elaboração de políticas públicas, bem como à educação e capacitação profissional, diz o professor da Coppe.
Saiba mais sobre o evento no Planeta Coppe Notícias.
- Desenvolve 21
- workshop