Petrobras debateu Jornada da Transição Energética com participação da Coppe
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 07/11/2024
O diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ, professor Thiago Aragão, participou no dia 5 de novembro, em São Paulo, do evento Encontro com a Petrobras 2024. Ele integrou o painel sobre a Jornada da Transição Energética, que abordou os desafios dessa transição no Brasil e no mundo, com ênfase na pavimentação e na sustentabilidade das soluções de descarbonização no setor.
Thiago foi convidado para o evento devido ao trabalho de destaque da Coppe na área, especialmente nas pesquisas voltadas para asfaltos sustentáveis. Durante sua participação, o professor explicou que a utilização de resíduos plásticos, borracha reciclada e outros materiais recicláveis no asfalto contribui para a redução do descarte inadequado no meio ambiente e para a diminuição das emissões geradas pelo uso de materiais virgens. Entre os materiais reutilizados está o próprio asfalto, que, após ser processado, pode ser reaproveitado na nova pavimentação, uma técnica conhecida como Reclaimed Asphalt Pavement (RAP).
“A transição para processos de fabricação de asfalto com menor consumo de energia é uma prioridade global. Técnicas de pavimentação a baixas temperaturas e o uso de fontes de energia renovável nos processos de produção e aplicação são alternativas pesquisadas para reduzir as emissões de carbono no setor”, destacou Thiago.
O professor também comentou sobre a importância da colaboração entre universidades, empresas privadas e órgãos públicos para acelerar a implementação das novas tecnologias. Ele ressaltou que, por meio de projetos-piloto e testes de campo, as universidades podem validar e demonstrar os benefícios das inovações, incentivando sua adoção prática. Thiago citou como exemplo de sucesso a linha CAP Pro da Petrobras, que inclui dois produtos: o W, destinado à redução das temperaturas de operação, e o AP, para a reciclagem de misturas asfálticas.
“A Coppe tem apoiado a Petrobras na caracterização e na agregação de valor desses produtos sustentáveis. Estamos desenvolvendo e validando procedimentos para quantificação de emissões, a partir de medições in loco de consumo de combustíveis durante a produção dos materiais. Além disso, oferecemos suporte tecnológico para a aplicação desses produtos, de forma integrada com a Petrobras. É um projeto desafiador e gratificante, que tem gerado grande quantidade de conhecimento em um curto período de tempo”, concluiu Thiago, que é professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe.
Junto com Thiago, também participaram do painel o gerente executivo de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Sandro Barreto; a diretora interina de Downstream do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Ana Mandelli; o vice-presidente de Estratégia de Produto de Caminhões da América Latina da Volvo, Alan Holzmann; e o Gerente geral de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Processos Industriais, Produtos e Logística do Cenpes/Petrobras, Antonio Vicente de Castro.
- Asfalto
- pavimentação
- Transição Energética