Pinguelli será homenageado como Personalidade de Meio Ambiente
Planeta COPPE / Notícias
Data: 21/01/2010
O Diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, será homenageado como “Personalidade Brasil de Meio Ambiente”, ano 2009, concedido pelo Jornal do Brasil e Confederação Nacional das Indústrias (CNI) / Firjan. A cerimônia de premiação será dia 29 de janeiro, às 19h30min, no Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio.
Na ocasião, também estarão sendo homenageados o presidente da Vale, Roger Agnelli, categoria empresário do ano, Francisco Armando Arias Isaza, do Instituto de Pesquisa Marinha e Costeira da Colômbia, categoria destaque Latino-Americano. O prêmio, que conta com apoio da Petrobras, também será concedido a empresas e instituições que possuem destacados projetos na área ambiental.
Luiz Pinguelli Rosa nasceu no Rio de Janeiro. Doutor em física, é Professor Titular da Coppe/ UFRJ. Desde 2007 é diretor da Coppe, cargo para o qual foi eleito quatro vezes, tendo um dos seus mandatos interrompidos para assumir, em janeiro de 2003, a Presidência da Eletrobrás, no qual permaneceu até maio de 2004.
Desde setembro de 2004 é Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, órgão presidido pelo Presidente da República que reúne membros de institutos de pesquisas e universidades, de órgãos de governo, de Ong´s e de outras entidades da sociedade civil. Desde o início de sua gestão, o Fórum tem atuado como um importante colaborador do governo brasileiro na elaboração de programas voltados para prevenir e mitigar as causas e efeitos do aquecimento global. Entre os trabalhos mais recentes do Fórum, destacam-se o apoio na formulação do Plano Nacional de Mudança Climática, aprovado por decreto pelo Presidente em 2008 e em 2009 pelo Congresso, e na elaboração das metas propostas pelo governo brasileiro na reunião de Copenhague.
Desde 1998, Pinguelli é autor ou revisor de relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, entidade agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Um dos mais renomados especialistas do País na área de energia, já orientou mais de 90 dissertações de mestrado e teses de doutorado e tem mais de 180 trabalhos científicos e livros publicados, no Brasil e no exterior.
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Física por dois mandatos, presidiu a Associação Latino-americana de Planejamento Energético, de 1994 a 1998 e foi membro do Conselho Pugwash (1999-2001) – associação fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, a qual ganhou o Nobel da Paz em 1995. Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi agraciado com o Forum Award da Associação Americana de Física; em 1992, recebeu a comenda com o grau de Chevalier de L’Ordre des Palmes Académiques, concedido pelo Ministério da Educação da França, , em 1998, o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no ano 2000.