Plataforma Droneiros Voluntários será lançada na Coppe, conectando pilotos de drones à Defesa Civil e organizações humanitárias
Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias
Data: 28/11/2024
Na segunda-feira, 2 de dezembro, será lançada a plataforma Droneiros Voluntários, uma iniciativa inovadora que conecta pilotos de drones a profissionais da Defesa Civil e organizações humanitárias, com o objetivo de aprimorar as respostas a desastres.
O projeto Droneiros Voluntários foi desenvolvido por Renan Caldas como parte de sua tese de doutorado sob a orientação do professor Tharcisio Fontainha, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ. A plataforma é fruto de intensas pesquisas realizadas no Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia para Desastres (Ceped), e representa a transição do conhecimento gerado na universidade para um produto que beneficia diretamente a sociedade.
Com o aquecimento global e as mudanças climáticas dele decorrentes, os desastres se tornam cada vez mais recorrentes e com maiores impactos, seja no número de mortes, pessoas afetadas ou perda de recursos materiais. A plataforma Droneiros Voluntários foi criada para fortalecer a resposta a desastres, conectando tecnologia, solidariedade e agilidade. Segundo Renan Caldas, o sistema vai auxiliar a Defesa Civil no mapeamento de áreas de risco e nas regiões afetadas por desastres, colaborando com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a gestão de risco de desastres.
Além disso, ao integrar drones voluntários ao processo, a plataforma contribui para reduzir os custos operacionais da Defesa Civil, mitigar riscos e minimizar os impactos nas populações vulneráveis. As imagens obtidas pelos pilotos de drones serão integradas a um mapeamento detalhado, fornecendo dados cruciais para a proteção de vidas e o planejamento de ações emergenciais.
A plataforma se soma a outras iniciativas de impacto originadas no ambiente acadêmico, como a Rede Refugia, lançada em junho no Ceped, que também busca transformar a pesquisa em soluções práticas para a comunidade.
O Ceped e seus projetos contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Parque Tecnológico da UFRJ.
O evento de lançamento acontecerá no Auditório Alberto Luiz Coimbra, sala G-122, Bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ, às 9h. A programação inclui dois painéis temáticos: Uso de Drones em Operações de Desastres e Tecnologias para Operações de Desastres. O encontro será uma oportunidade única para conhecer a plataforma, trocar experiências e explorar como a pesquisa acadêmica, aliada à tecnologia, pode transformar a resposta a emergências.
Para quem não puder comparecer presencialmente, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Ceped Coppe (www.youtube.com/@CEPEDCOPPE).