Prêmio Mérito Acadêmico 2003
Planeta COPPE / Engenharia Nuclear / Engenharia Química / Notícias
Data: 24/03/2004
A Diretoria da COPPE entregou o Prêmio Mérito Acadêmico 2003 aos professores Ricardo Tadeu Lopes, do Programa de Engenharia Nuclear, e Enrique Luis Lima, do Programa de Engenharia Química. A cerimônia foi realizada no dia 02 de abril, no auditório da COPPE, no Centro de Tecnologia.
O Prêmio COPPE é concedido anualmente desde 1998 aos docentes da Instituição que, nos últimos três anos, obtiveram destacada produção acadêmica. Os critérios de avaliação para concessão do Prêmio foram baseados nos dados fornecidos pela Comissão de Avaliação de Docentes (CAD), que se baseiam em indicadores internacionais. Entre os critérios de produtividade estão incluídas a quantidade de trabalhos publicados em congressos e periódicos científicos, nacionais e internacionais, número de citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional e o número de teses de mestrado e doutorado orientadas pelos docentes.
Para os professores contemplados, estar entre os docentes mais produtivos da COPPE, mantendo-se como um dos mais ativos nas atividades de pesquisa e ensino, e na formação de doutores, serve de estímulo e exemplo para os integrantes do quadro de docentes desta instituição.
Perfil dos Premiados
O Professor Ricardo Tadeu Lopes graduou-se em Física pela Universidade Federal do Paraná em 1976. Obteve o grau de Mestre em Ciências em Engenharia Nuclear em 1979, pela COPPE/UFRJ e Doutor em Ciências em Engenharia Nuclear com ênfase em Física Nuclear Aplicada, em 1988, também pela COPPE/UFRJ. Completou sua formação em 2 Colleges, Física Médica e Técnicas Nucleares, no International Center for Theoretical Physics (ICTP) – Trieste – Itália, em 1990 e 1994.
Ricardo niciou sua carreira profissional no Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa em 1979, através de Concurso Publico, e em 1986 foi transferido para o Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ, onde atua até hoje na área de Aplicações de Radiações, Instrumentação Nuclear e Dosimetria. Em 2002, tornou-se Professor Titular do Programa, por Concurso Público. Atualmente é pesquisador 1C do CNPq
Até a presente data, o professor já orientou 41 dissertações de Mestrado e 18 teses de Doutorado. Seu elevado empenho e dedicação podem ser expressos por sua produção científica com mais de 75 trabalhos publicados em periódicos internacionais indexados, 70 artigos publicados em Congressos Internacionais, 142 em Congressos Nacionais e 15 em revistas nacionais.
Sua produção acadêmica-cientifica tem obtido repercussão internacional, com coordenações de projetos bilaterais de pesquisas com as Universidades de Roma e de Sassari na Itália, de Hanover na Alemanha e Milwakee nos USA. A nível nacional, o professor Ricardo tem atuado em Associações Científicas, tendo sido Vice-presidente do Escritório Regional da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos. E atualmente, Presidente das Sociedades Brasileiras de Proteção Radiológica e de Técnicas de Raios X, que se encontra em formação. Recebeu prêmios em congressos nacionais e internacionais na categoria de Melhor Trabalho Apresentado.Suas atuações em atividades de extensão, estão direcionadas ao desenvolvimento de projetos tecnológicos, consultorias e cursos nas áreas de Imagens com Radiações, Instrumentação e Dosimetria com empresas tais como: Petrobrás, Eletronuclear, CNEN, Tetrapak, SafeMetal e ArcTest.
O Professor Enrique Luis Lima graduou-se Engenheiro Químico pela Universidad Nacional de La Plata – UNLP, Argentina, em l970, obteve o grau de Mestre em Ciências, também pela UNLP, em l973, e o grau de Doutor em Ciências da Engenharia Química pela COPPE, em l981, após estágio de 18 meses na Leeds University, Inglaterra (doutorado sanduiche).
Iniciou suas atividades profissionais como docente no Departamento de Ingeniería Química de la UNLP, em l970, já vinculado à área de Controle de Processos. Em julho de l975 se incorporou como docente ao Programa de Engenharia Química da COPPE, ainda na condição de doutorando, sendo que em l998 foi empossado como professor Titular, por concurso público.
Os trabalhos de ensino e pesquisa se iniciaram na UNLP em l970, continuaram na COPPE a partir de l975, sendo atualmente pesquisador 1A do CNPq. Até o presente momento o professor Enrique já orientou 48 teses de Mestrado e 19 de Doutorado. Sua elevada dedicação e empenho podem ser expressos por sua produção com mais de 40 trabalhos publicados em periódicos internacionais indexados, 74 artigos publicados em congressos, 108 em congressos nacionais e 21 em revistas nacionais.
Sua produção intelectual tem obtido repercussão internacional, contando atualmente com mais de 180 citações registradas no “Web of Science”. Recebeu vários prêmios vinculados à sua produção científica: Prêmio Bristol de 1993, pela melhor proposição a um problema relacionado com instrumentação aplicada a modelos industriais e utilidades; 1993 ISA Chicago Conference Best Paper Award; Prêmio Nacional de Pós-Graduação OPP-ABEQ 1999 e Prêmios ABTCP-TAPPI 2002 e 2003, pelos melhores trabalhos associados a modelagem e controle em máquina de papel e caldeira de recuperação, respectivamente. Participou, desde l975, na criação dos vários laboratórios de controle de processos do Programa de Engenharia Química, que resultaram no atual Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos.
A contribuição do professor Enrique Lima na área de controle de processos também é comprovada pela sua participação em diversos projetos tecnológicos mas, principalmente, pela formação de várias gerações de professores universitários nessa área, incluindo profissionais de outros paises latino-americanos. Dos processos que receberam o foco da atenção da pesquisa do professor Enrique devem ser destacados os de refino, petroquímica, bioquímicos e celulose e papel, dentre outros.