Presidente da CAPES ministra aula inaugural da COPPE
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Data: 18/02/2004
“Um país que precisa resolver seus problemas sociais não pode abrir mão do desenvolvimento da engenharia.” Com esta afirmação o presidente da CAPES, Prof. Jorge Guimarães, expôs a situação dos cursos no país, durante a aula inaugural da COPPE nesta segunda-feira, dia 1º de março. Hoje, o Brasil possui 333 cursos de mestrado e doutorado em engenharia, o equivalente a 11% dos programas existentes no país. Segundo Guimarães, essa é uma área estratégica para o crescimento de qualquer país. No auditório lotado, o presidente da CAPES falou para uma platéia atenta, formada por professores, funcionários e alunos veteranos e recém-chegados à instituição, que na parte da manhã receberam as boas vindas da diretoria da COPPE.
Em sua exposição, Guimarães ilustrou a situação ao comparar a produção científica da Coréia e do Brasil. À frente do Brasil, a Coréia conquistou uma posição de destaque no setor, sobretudo, por investir em áreas do conhecimento como física, química, ciências médicas e engenharia e na implementação de uma política industrial. Para mudar a posição do Brasil, Guimarães aposta no Programa de Modernização e Valorização das Engenharias (PROMOV), criado pelo MCT, para o apoiar o ensino e projetos de desenvolvimento e inovação na área de engenharia.
Durante o evento, alunos pós-graduandos da UFRJ reivindicaram a ampliação e o reajuste de bolsas oferecidas pela CAPES. O presidente disse que a instituição está empenhada em solucionar o problema. “A prioridade é fazer a correção no valor das bolsas”, afirmou Guimarães. Um dos problemas apontados por Guimarães é que o orçamento não cresce na mesma proporção que o interesse pelos cursos de mestrado e doutorado. “A cada ano a procura pelos cresce em média 12%, enquanto o orçamento fica em torne de 6%”, explica. O orçamento da CAPES previsto para 2004 é de US$ 371 milhões, 73% desse valor serão destinados a pagamento de bolsas.
Entre as reivindicações dos alunos estão o reajuste de 18% no valor das bolsas, vinculação das bolsas aos salários dos docentes e reversão do quadro de 70% de alunos sem bolsa em todo país. Ao final do evento, o presidente da CAPES recebeu a comissão formada por alunos pós-graduandos do Programa de Engenharia Química da COPPE, do Departamento de Bioquímica da UFRJ e pela Associação de Pós-graduandos da UFRJ.