Presidente da OPP- Petroquímica Fala na COPPE

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 05/07/2000

Fotografias: Everaldo Rocha

O Presidente da OPP – Petroquímica, Álvaro Cunha, em visita à COPPE, dia 21 de junho, queixou -se da falta de apoio do governo às empresas que investem em ciência e tecnologia no país. Na palestra sobre o setor petroquímico e as perspectivas para o futuro, proferida durante a cerimônia de formatura dos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE, o Presidente da OPP criticou a ausência de um sistema de créditos que estimule as empresas a investir na área. Para Álvaro Cunha, que preside a 25° empresa de petroquímica do mundo, com um faturamento anual de US$ 4 bilhões, dos quais, segundo ele, 10% são destinados à pesquisa científico – tecnológica, “o desenvolvimento tecnológico deve ser a prioridade para o país, como instrumento de mudança, desde que se estabeleça metas diante de recursos escassos”.

Também estiveram presentes à solenidade o Vice – Presidente Industrial e de Tecnologia da OPP, Osvaldo Deiro, o Superintendente de Desenvolvimento de Tecnologia da OPP, Antônio Bragança, o Diretor da COPPE, Segen Estefen, o Coordenador do Programa de Engenharia Química, Cláudio Habert, o Decano do Centro de Tecnologia, Oscar Acselrad, entre outras autoridades.

Uma parceria que promete

A parceria entre a COPPE e a OPP Petroquímica S.A iniciou em 1996. Mas foi no final de 99, quando os alunos do Programa de Engenharia Química da COPPE conquistaram três dos quatro prêmios oferecidos pela empresa, denominado Prêmio Nacional de Pós – Graduação – OPP / ABEQ, que a empresa passou a demonstrar grande interesse em estreitar o relacionamento com a instituição. Impressionado com o alto nível dos trabalhos apresentados pelos alunos da COPPE que concorreram ao prêmio da OPP e com o discurso emocionado dos vencedores, Álvaro Cunha aceitou imediatamente o convite para a participar da cerimônia de formatura e parabenizou o esforço e o sacrifício dos formandos e agradeceu a oportunidade de poder compartilhar deste momento. “O cientista é um sonhador. Nossos pesquisadores não ficam nada a desejar aos melhores mundo afora”, afirmou entusiasmado”- disse.

O prêmio, instituído em 99 pela OPP Petroquímica S.A. e pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), promoveu uma disputa entre mestrandos e doutorandos das principais instituições do país. O objetivo é apoiar o avanço da engenharia química no país, por meio da promoção de trabalhos de desenvolvimento e pesquisas de ponta relevantes. Na seleção a COPPE ficou com o 1º e 2º lugares, na categoria doutorado, outorgados respectivamente a Luis Longhi e Silvana Braun, e o 1º lugar na categoria mestrado, conquistado por Helen Ferraz.