Primeira doutora em Computação no Brasil profere palestra no Ciclo de Seminários PESC

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 28/03/2022

O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ promove na quarta-feira, dia 30 de março, às 18 horas, a segunda edição de 2022 do ciclo de Seminários PESC, que será dedicada ao “Dia Internacional da Mulher”, comemorado em 8 de março. Para celebrar a data, a palestra será proferida pela professora aposentada do PESC, Dina Feigenbaum que foi a primeira mulher a obter o título de doutora em Computação em uma instituição brasileira. O seu doutorado foi concluído no PESC, em 1978, sob orientação do professor Nelson Maculan. O evento será transmitido pelo canal do Programa no YouTube.

Durante sua palestra intitulada “Elementos sobre a história do PESC e a implantação das novas áreas”, Dina abordará sobre o nascimento da interdisciplinaridade da Computação e seu desenvolvimento no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. O evento será moderado pelas professoras do PESC/Coppe, Marta Mattoso e Sulamita Klein; pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Clevi Rapkiewicz; e pelo professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Trazibulo Casas. Os dois últimos tiveram Dina como orientadora durante o mestrado.

De acordo com Nelson Maculan, a professora Dina era muito dedicada desde o seu mestrado cursado no Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, com orientação do professor José Ortega e concluído em 1974. Neste período, Dina, que chegou a cursar disciplinas com Maculan, que era docente do PEP, atuava muito com economia e física, suas áreas de formação. Ao concluir o curso, optou em seguir a carreira acadêmica e se candidatou ao doutorado no PESC na área de Otimização para a qual foi aprovada.

Maculan lembra que durante o doutorado Dina teve a companhia de muitas mulheres e que o percentual da presença feminina era maior do que o atual, ao contrário do que se imagina hoje, na área da Ciência da Computação. O professor acredita que o fato da Computação ser muito familiar as jovens que cursavam Matemática ou similares, fazia com que estas já tivessem interesse pela área, mesmo estando inserida em uma Engenharia. Maculan diz ainda que Dina e suas colegas sempre mostravam suas ideias e discutiam com os alunos do sexo masculino de igual para igual, sem inibição alguma.

Logo assim que concluiu seu doutorado, Dina, sempre muito ativa, foi admitida como professora associada no PESC, onde criou a linha de ensino e pesquisa “Informática e Sociedade”. Maculan diz que a professora, que atuou algumas vezes como pesquisador visitante na Université du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá, atraiu muitos alunos para o Programa, dos quais muitos para atuar na linha de pesquisa que ela implantou.

• PESC