Professor da Coppe é eleito membro da TWAS

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 21/09/2012

O professor Renato Machado Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, é o mais novo membro da TWAS (The Academy of Sciences for the Developing World). A escolha do nome de Cotta para Fellow da TWAS foi anunciada durante a Assembléia Geral da instituição, realizada entre 18 e 21 de setembro, em Tianjin, na China. Cotta foi indicado pelas suas contribuições na área de Transferência de Calor e Massa, em temas como métodos híbridos e transformação integral, microssistemas térmicos, intensificação térmica e nanofluidos.

Com a nomeação, Renato Cotta passa a fazer parte de um seleto grupo de sete pesquisadores brasileiros, selecionados pela TWAS como membros na área de Ciências da Engenharia. Outros três professores da Coppe são fellows da TWAS: Luiz Bevilacqua (Programa de Engenharia Civil), eleito em 2002; Nelson Maculan (Programa de Engenharia de Sistemas e Computação), eleito em 2007; e Nelson Ebecken (Programa de Engenharia Civil), eleito em 2009. Os outros três brasileiros do grupo são os professores: Virgílio Augusto F. Almeida; Edgar Dutra Zanotto e Carlos J.P. Lucena.

Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renato Cota obteve o grau de doutor em Engenharia Mecânica e Aeroespacial pela Universidade da Carolina do Norte, em 1985.

Coordenador do Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor (LTTC) da Coppe, Cotta vem trabalhando, atualmente, em projetos na área de micro e nano engenharia, com desenvolvimento de nanofluidos para o aumento da eficiência energética; e no desenvolvimento de microtrocadores de calor para painéis fotovoltaicos, com geração simultânea de eletricidade e água dessalinizada. Vem se dedicando ainda ao desenvolvimento de sensores aeronáuticos com sistemas anti gelo confiáveis e integra o Comitê Executivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Renato Cotta recebeu a notícia de sua escolha, por meio do professor Luiz Bevilacqua, que participava da Assembléia Geral da TWAS, na China. Cotta disse estar bastante honrado pela eleição. “Ser colocado no mesmo patamar desses três professores (Luiz Bevilacqua, Nelson Maculan e Nelson Ebecken), que eu admiro desde o tempo em que eu era um jovem pesquisador, é gratificante. É uma honra estar ao lado deles”, afirmou.

Para o professor Cotta, a presença da Engenharia do Brasil na TWAS ainda é tímida. “Há outros nomes que merecem estar lá”, afirma. Segundo ele, cada professor do país admitido na instituição deve trabalhar ainda mais para aumentar a participação da Engenharia brasileira no grupo.

A posse de Renato Cotta como Fellow da TWAS será realizada durante a 24ª Assembléia Geral da instituição, em setembro de 2013, em Buenos Aires.

A TWAS é uma organização internacional autônoma, criada em 1983 e sediada em Trieste, na Itália. Seu principal objetivo é promover a capacidade científica e de excelência para a sustentabilidade nos países em desenvolvimento. Com essa finalidade, a Academia procura incentivar a pesquisa científica e a troca de experiências na solução dos grandes problemas enfrentados pelas nações em desenvolvimento; busca promover a cooperação Sul-Sul e Sul-Norte em ciência, tecnologia e inovação; além de reconhecer, apoiar a promover a excelência em pesquisa científica.

Saiba mais sobre a trajetória pessoal e profissional do professor Renato Cotta, suas pesquisas e os prêmios recebidos ao longo da carreira na seção Perfil do Planeta Coppe.