Professor da Coppe é eleito reitor da UFRJ
Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias
Data: 27/04/2011
O professor da Coppe, Carlos Antonio Levi da Conceição, acaba de ser eleito reitor da UFRJ. Vitoriosa nos dois turnos das eleições, a chapa, que tem como vice-reitor o professor Antônio Ledo, da Faculdade de Medicina, foi eleita com maioria nas três categorias. Com base nos votos válidos, a chapa teve 60% de votos dos docentes, 56% dos técnico-administrativos e 53% dos estudantes.
Carioca, 60 anos, Carlos Levi é graduado em Engenharia Naval pela UFRJ (1974), Mestre pela Coppe (1975) e Doutor pela University of London (Inglaterra – 1981). Ingressou na Coppe, em 1999, como professor do Programa de Engenharia Oceânica e, desde então, tem dedicado parte de sua vida à universidade, coordenado estudos e liderando projetos estratégicos, como a instalação do LabOceano, um dos maiores laboratórios do país, inaugurado em abril de 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O laboratório, que possui o tanque oceânico mais profundo do mundo, capaz de reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade, vem realizando importantes testes para a exploração de petróleo na camada do pré-sal.
À frente da pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ nos últimos cinco anos, Carlos Levi deve tomar posse no próximo mês de julho, após elaboração de uma lista tríplice, que será encaminhada ao Ministério da Educação para nomeação do reitor e do vice-reitor da UFRJ.
Confira abaixo a votação no Centro de Tecologia (CT) da UFRJ, onde a Chapa 10 obteve na categoria docente os seguintes percentuais dos votos válidos nos Blocos B, D, E, G e H, respectivamente: 86%, 69%, 35%, 86% e 81%.