Professor da Coppe é homenageado pela Latin Trade: pessoas que transformaram o continente

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 21/10/2019

O professor de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, Maurício Tolmasquim, foi homenageado pela revista Latin Trade como um dos 25 latino-americanos que transformaram o continente nos últimos 25 anos. A cerimônia foi realizada, dia 15 de outubro, durante evento de comemoração dos 25 anos da revista, em Miami, nos Estados Unidos.

Responsável pela criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a qual presidiu de 2005 a 2016, Tolmasquim liderou a expansão da capacidade instalada do País, por meio de mecanismos transparentes e eficientes, como os leilões, que incentivaram e viabilizaram a propagação de usinas para geração de energia solar e eólica. O modelo desenhado e implantado pela EPE, que possibilitou a expansão de oferta de fontes renováveis no Brasil, com contratos de longo prazo, foi replicado pelo Chile, México e outros países da região.

Publicada em inglês e espanhol, a Latin Trade é focada na área de negócios e distribuída nas Américas do Norte e do Sul. Além do professor da Coppe, outros brasileiros foram homenageados no evento: Rodrigo Galindo, CEO da Kroton, Jorge Paulo Lemann, empresário e economista, Antonio Luiz Seabra, fundador da Natura, Jaime Lerner, ex-Prefeito de Curitiba, Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, José Marcio Camargo, economista e professor da PUC-Rio.

Sobre Maurício Tolmasquim

Doutor em Economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, e mestre em Planejamento Energético (PPE) pela Coppe/UFRJ, Tolmasquim é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, visiting scholar do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e non-resident fellow da Harvard Kennedy School. Ingressou na Coppe/UFRJ como docente do PPE em 1994.

Secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, de 2003 a 2005, foi responsável pela criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a qual presidiu de 2005 a 2016. Também coordenou o estudo que estabeleceu a meta brasileira de redução das emissões no setor de energia em apoio à NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil, submetida à United Nations Climate Change Conference (UNFCCC) em 2015. Seu nome figura entre os ¨Top 30¨ no mundo, no setor eólico, de acordo com o ranking ¨Thought Leaders¨ da The Recharge Magazine e a Wind Power Monthly.