Professor da Coppe fala sobre tecnologia para leite e derivados na 73ª Reunião Anual da SBPC

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 20/07/2021

Na próxima quinta-feira, dia 22 de julho, o professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, participará da 73ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Guilherme será um dos palestrantes do painel Inovação Aberta e abordará sobre tecnologias inovadoras, incluindo Inteligência Artificial, que podem ser aplicadas à produção de leite e derivados. O evento será realizado das 9 às11 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O professor da Coppe participará deste painel junto com o diretor nacional de Tecnologia da Microsoft no Brasil, Ronan Damasco; e com o gerente adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Campos de Carvalho. A coordenação será de Paulo do Carmo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite.

Guilherme foi um dos professores que lideraram a equipe Mimosa, da UFRJ, vencedora do Vacathon 2020, a maratona de inovação do setor de leite e derivados, promovida pela Embrapa Gado de Leite. A equipe, constituída de dez alunos da universidade, ficou em primeiro lugar na categoria, no nível ouro pelo desenvolvimento do Uaicup, uma caneca instrumentada com software que, conectada à Internet, torna possível o serviço de monitoramento da qualidade do leite, a partir da aplicação de inteligência artificial.

A 73ª Reunião Anual da SBPC, promovida em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve seu início dia 18 de julho e ocorrerá até o dia 24 do mesmo mês. A reunião, que ocorre inteiramente de forma virtual, conta com uma programação científica composta por conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos e sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Na ocasião, são realizadas também outras atividades, como a SBPC Cultural e a SBPC Jovem e Família.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 com o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população. Saiba mais sobre a 73ª Reunião da SBPC: https://ra.sbpcnet.org.br/73RA.

• 73ª Reunião Anual da SBPC