Professor da Coppe lança 2ª edição do livro Acionamento, Comando e Controle de Máquinas Elétricas

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 24/03/2021

O professor Richard Stephan, da Coppe/UFRJ, teve a segunda edição do seu livro, “Acionamento, Comando e Controle de Máquinas Elétricas”, lançada nesta segunda-feira, 22 de março. Publicado pela Editora Ciência Moderna, a segunda edição incorpora uma série de novos exercícios e melhorias na parte teórica.

O livro apresenta as soluções técnicas disponíveis para a escolha dos motores elétricos, seus circuitos de acionamento, comando e controle, como uma totalidade organizada e de forma concisa. Conhecimentos de mecânica, eletrônica de potência, máquinas elétricas, circuitos, microeletrônica, controle, simulação digital são integrados, formando um quadro harmonioso e complementar.

“Este livro resume a minha experiência na área de Acionamento de Máquinas Elétricas adquirida nos cursos de graduação (Escola Politécnica) e pós-graduação (Coppe) em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Objetivo o estabelecimento de uma base de conhecimento que permita o entendimento das questões fundamentais no acionamento, comando e controle de máquinas elétricas e a motivação para o aprofundamento do assunto. O texto serve também para o concatenamento de ideias por parte daquelas que já estudaram os assuntos abordados isoladamente e tem sido empregado com sucesso, desde 2009, como material didático para os alunos do quinto ano do curso de Engenharia Elétrica da UFRJ”.

De acordo com o professor Richard, o livro é mais indicado para alunos de Engenharia Elétrica no último ano. No entanto, tem usado também como material complementar (não principal) nos cursos de pós-graduação. O livro está disponível no site da Editora Ciência Moderna, em formato físico e também digital.