Professor da Coppe lança livro no Lapa 40 Graus

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 17/11/2017

O professor Rômulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, lançará, dia 29 de novembro, o livro “Fragmentos de um Discurso Acadêmico”. A obra resume a trajetória acadêmica e profissional do professor que ingressou na Coppe há 37 anos.  O evento  será, às 18 horas, no Lapa 40 Graus – Sinuca & Gafieira, na Rua Riachuelo, 97, Centro, Rio de Janeiro.

“Fragmentos de um Discurso Acadêmico” apresenta o percurso profissional e atividades realizadas pelo docente, com 42 anos de vida profissional. Com algumas adaptações, o conteúdo é similar ao apresentado por Rômulo à banca julgadora de sua ascensão a Professor Titular da Coppe/UFRJ, em 2016, cujos membros, surpresos com o estilo literário, criativo e inspirador do texto, sugeriram sua publicação.

Na obra, o autor relata suas atividades na formação de alunos, nos cursos de pós-graduação, stricto e lato sensu, nas pesquisas publicadas, e na atuação junto à sociedade, incluindo apoio técnico a órgãos públicos e privados e participação direta da administração pública.

Rômulo Orrico conta no livro sua trajetória acadêmica e profissional

Na quarta capa, a professora da USP, Liedi Legi Bariani Bernucci, que fez parte da banca julgadora, ressalta que foi envolvida pelo texto desde o início da leitura do memorial. “Dá prazer ao ler seu conteúdo interessante e denso, sem perder a graça, com uma linguagem precisa, preservando a simplicidade na transmissão das ideias”. Liedi destaca dois lados de Rômulo que se completam: o homem universitário, vivendo num mundo que objetiva ser um centro de excelência do conhecimento, e o homem profissional, experiente nos transportes, com forte atuação nas políticas públicas. “Esse é o Rômulo, o professor que traz para dentro do meio acadêmico a experiência profissional e que leva para a sociedade os desenvolvimentos da academia”, declara.

Reinaldo Castro Souza, professor da PUC-Rio, também membro da banca julgadora, destacou na orelha da publicação: “o livro contém um texto com português impecável. Ilustrado por figuras, traz “causos” de seus 42 anos de vida profissional, citações literárias apropriadas e no local certo. E termina a bela narrativa com a “Conversa de Pescador”, citando Dorival Caymmi e soltando a sua jangada para o mar!”.