Professor da Coppe recebe o diploma de Amigo do IME

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 22/08/2019

O professor Sergio Lima Netto, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, recebeu o diploma de Amigo do Instituto Militar de Engenharia (IME). A premiação foi concedida, no dia 9 de agosto, em reconhecimento à sua espontânea e inestimável atuação, colaborando nas ações institucionais e na promoção da imagem do IME. A cerimônia de entrega do diploma foi realizada junto com as comemorações dos 227 anos do instituto.

Entre as ações institucionais estão os estudos desenvolvidos pelo professor, que atua no Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações (SMT) da Coppe. Em parceria com o IME, Lima Netto vem realizando pesquisas com processamentos de sinais, aplicadas à área de defesa, que envolvem, por exemplo, campos de visão computacional e aprendizado de máquinas.

Já a colaboração na promoção da imagem do instituto se deu principalmente pelo livro “A Matemática no Vestibular do IME”, publicado em 2011 pela editora VestSeller. Na obra, de 700 páginas, Lima Netto reuniu praticamente todas as provas de Matemática aplicadas pelo IME desde 1945 (faltaram penas dois anos), apresentando as soluções desde 1975. Além disso, o livro traz os comentários do professor sobre as questões, e explicações claras e precisas de como resolvê-las.