Professor da Coppe recebe Prêmio Capes-Elsevier 2015

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 09/11/2015

O professor Luiz Pereira Calôba, do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe/UFRJ, é um dos ganhadores do Prêmio Capes-Elsevier 2015. Concedida a pesquisadores brasileiros com produção científica de excelência, a premiação será entregue em cerimônia a ser realizada nesta quinta-feira, 12 de novembro, às 20 horas, no Salão Athos Bulcão, no Brasília Palace Hotel.

Iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e da Editora Elsevier, o Prêmio tem por objetivo reconhecer os pesquisadores que, ao longo da vida acadêmica, apresentaram produção científica de alto destaque e excelência, com contribuições para o desenvolvimento do país.

A seleção dos agraciados é baseada na produção de pesquisas de impacto na comunidade científica, em artigos publicados e indexados na base de dados Scopus e em orientações acadêmicas comprovadas pelo Currículo Lattes.

Professor emérito da UFRJ, Luiz Pereira Calôba é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Joseph Fourier – Grenoble, na França (1974). Concluiu mestrado, também em Engenharia Elétrica, em 1970, na UFRJ, onde se formou em engenheiro eletrônico, em 1969. Ingressou como docente na UFRJ em 1974. É professor da Coppe e da Escola Politécnica da UFRJ.

Ao longo de sua carreira, o professor Calôba orientou 60 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Atualmente, orienta cinco mestrandos e cinco doutorandos. É autor de 220 trabalhos publicados em eventos e 160 artigos publicados em periódicos. É autor de três livros e já participou de mais de 200 bancas de mestrado e doutorado.