Professor da Coppe ressalta a necessidade de investimentos em capacidade computacional, em debate sobre IA

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 30/05/2023

O professor Alvaro Coutinho, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, abordou os avanços de IA na Engenharia e a formação de redes transversais para responder a questões contemporâneas em sua participação no debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”. “Há uma grande necessidade de investir em capacidade computacional. Prover o país e as universidades de uma rede computacional adequada é fundamental. Acabou de sair a lista dos 500 maiores computadores do mundo. O Brasil tem nove máquinas nesta relação. Mas, quase todas na Petrobras, precisamos de mais”, avaliou o professor Alvaro Coutinho.

“A número 1, um sistema Frontier instalado no Oak Ridge National Laboratory (EUA), faz 18 trilhões de operações matemáticas por segundo. É usada para fazer simulações computacionais e workload de machine learning (aprendizado de máquina). Nessa lista, tirando as oito máquinas da Petrobras, só temos uma em Campinas. Sem investimentos, faremos projetos bonitos, mas não teremos a capacidade de processamento necessária para fazermos a Inteligência Artificial de que o país necessita”, reforçou o professor.

“O que está acontecendo que está mudando terrivelmente a Engenharia? É uma mistura entre algoritmos, aprendizado de máquina, ciência e engenharia computacional, com poder transformador imenso, e fundamentada em modelos baseados na Física. O boom que estamos vendo está sendo empoderado pelo crescimento enorme da capacidade de processamento, e da interrelação dos algoritmos com a ciência computacional básica”, explicou.

O professor da Coppe recomendou a todos os presentes a leitura do relatório “Basic research needs for Scientific Machine Learning: core Technologies for Artificial Intelligence”, produzido pelo Departamento de Energia norte-americano. “Na França, o Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria), também reconhece que o acoplamento entre redes neurais e modelos numéricos é um direcionamento estratégico para a pesquisa”, acrescentou.

“Que resposta estamos dando a essa mudança de paradigma?”, questionou professor Alvaro. “Reformulamos a Área Interdisciplinar de Engenharia e Ciência Computacional, da qual participam cinco programas acadêmicos da Coppe, e fazemos parte dentro do Hub.Rio de uma rede temática de IA para energias renováveis e mudanças climáticas, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (Faperj)”.

“Simulações de clima são complexas e consomem muito tempo computacional. Então, se conseguirmos fazer esse blend de computação de alto desempenho (HPC), ciência de dados e IA, vamos conseguir extrair muito mais informação”, concluiu o coordenador do coordenador do Núcleo de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe.

Além do professor Alvaro Coutinho, participaram como palestrantes do debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade” a professora Marley Vellasco, vice-reitora para Assuntos Acadêmicos – Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); o professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos); o senior manager for Energy & High Education Research da NVIDIA, Fernando Otávio Wehrs Pereira; e o professor Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O debate teve moderação do professor Guilherme Horta Travassos, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe.

O detalhamento das palestras do debate “Inteligência Artificial e seus reflexos na sociedade”, parte da série “Agenda Coppe e Sociedade”, está sendo publicado de forma seriada no Planeta Coppe Notícias. Na quarta-feira, dia 31, será a vez da palestra de Fernando Otávio Wehrs Pereira, da NVIDIA.

O evento em sua íntegra também pode ser visto no canal da Coppe no YouTube, na playlist “Coppe 60 anos: série de debates Agenda Coppe e Sociedade”.

• Aprendizado de máquina
  • Computação de alto desempenho