Professor da Coppe tomará posse na ABC como cientista afiliado

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 11/09/2018

O professor Miguel Elias Mitre Campista, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, será empossado como cientista afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no dia 14 de setembro, às 9 horas, na sede da entidade. Quarto docente da Coppe a tomar posse como cientista afiliado, o professor ocupará a função durante o período 2018-2022. No evento será realizado um simpósio científico, no qual o professor Miguel Elias apresentará seu estudo “A Internet das Coisas e suas Aplicações Práticas”, desenvolvido na área de Ciências da Engenharia.

A cerimônia, que contará com a participação do reitor da UFRJ, Roberto Leher, será realizada na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar – Centro.

Na ocasião, outros quatro professores, recém-afiliados à ABC, também serão diplomados: Leandro Miranda (UFRJ), Robert Morris (IMPA), Thiago Venâncio (UENF), Ulisses Barres de Almeida (CBPF). Também serão proferidas palestras magnas de dois acadêmicos: a antropóloga Yvonne Maggie de Leers Costa Ribeiro discutirá o tema “Antropologia e educação: A crença na ciência e a educação como objeto de estudo”, e o Presidente da ABC, Luiz Davidovich, abordará o assunto “Os desafios para a ciência brasileira”.

O evento é gratuito, mas os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição no link: http://www.abc.org.br/evento/diplomacaorj2018. A ABC fornecerá certificado de participação aos presentes.

Saiba mais sobre o professor da Coppe

Miguel Elias Mitre Campista é professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ e do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ. Mestre (2005) e doutor (2008) em engenharia elétrica pela Coppe/UFRJ, fez estágio pós-doutoral na UPMC Sorbonne Universités (2012). É formado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (2003), onde atuou como professor adjunto em 2009 – com bolsa Nota 10 da Faperj (2008).

Membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, e Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Seus temas de pesquisa envolvem redes sem fio, internet das coisas, computação em nuvem e ciência de redes.

Confira abaixo os professores da Coppe/UFRJ membros da ABC:

Titulares

Valmir Carneiro Barbosa

Walter Mannheimer

Afiliados

Leda Castilho (2009 – 2013)

Juliana Braga Rodrigues Loureiro (2012 – 2016)

Carolina Naveira Cotta (2015 – 2019)

Miguel Campista (2018 – 2022)