Professor e ex-alunos da Coppe são coautores de “Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos”

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 05/12/2017

“Máquinas que ensinam: o que aprendemos com elas?” é o tema de um dos 12 capítulos do livro “Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos”, que será lançado, na próxima sexta-feira, dia 8 de dezembro. O capítulo é assinado pelo professor da Coppe/UFRJ, Edmundo de Souza e Silva, e dois ex-alunos da instituição: Gaspare Bruno e Daniel Sadoc Menasché. O lançamento será, às 18h30, na Livraria Argumento, que fica na Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.

O capítulo “Máquinas que ensinam” trata da possibilidade de que os humanos podem extrair desses circuitos informações úteis para melhor compreender os processos da aprendizagem na educação de jovens e também de adultos. Dominada a tecnologia, por que não podemos aprender com tais máquinas inteligentes?

Segundo o professor Edmundo, o capítulo é baseado na tese de doutorado de Gaspare Bruno, defendida no Programa de Engenharia de Sistemas da Coppe, sob sua orientação, que aborda o desenvolvimento de um tutor inteligente para dar suporte ao ensino, através da máquina.

“Também é inspirado na experiência de um projeto de educação à distância que implantamos há mais de 15 anos, por meio do Cederj, contribuindo na formação de milhares de alunos das universidades públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro”, explica o professor da Coppe.

Obra interdisciplinar

Publicado pela editora Atheneu, o livro “Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos” foi organizado pelos professores Roberto Lent, professor da UFRJ, coordenador da Rede Ciência par educação (CpE), Augusto Buchweitz, da PUC do Rio Grande do Sul, e Mailce Borges Mota, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O livro reúne 25 autores associados à Rede CpE de 12 instituições públicas e privadas, entre neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas.

Ao todo,

são 12 capítulos que, com foco multidisciplinar, abordam temas que fundamentam e condicionam as formas de aprender, com ênfase em processos neurofisiológicos, emocionais e comportamentais que afetam a educação.

Sobre Edmundo de Souza e Silva

Membro da Academia Brasileira de Ciência e Doutor em ciência da Computação pela Universidade da Califórnia (1984), Los Angeles (Ucla), Edmundo Silva presenciou durante o seu doutorado o início da internet e os benefícios das conexões em rede entre os grandes centros de pesquisas e universidades dos EUA e da Europa.

Professor da Coppe e do Departamento de Ciência da Computação da UFRJ desde 1987, atua com ênfase em pesquisas de Redes de Computadores, Modelagem e Análise de Sistemas de Computação e Comunicação. Coordena na Coppe o Laboratório de Modelagem, Análise e Desenvolvimento de Redes e Sistemas de Computação (Land), onde já liderou inúmeros projetos e pesquisas. Entre eles, o que propiciou o desenvolvimento do primeiro modem de banda larga fixa com tecnologia nacional, realizado pela NET, Intel e a TGR – empresa da Incubadora de Empresas da Coppe-, em colaboração com alunos do Land.

Em novembro de 2017 recebeu o diploma de Construtores da Internet, na categoria Nacional, concedido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A homenagem fez parte das comemorações dos 25 anos de Internet no Brasil, que contemplou, ao todo, 41 profissionais na categoria nacional.

Já orientou 43 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado e oito trabalhos de conclusão de curso de graduação. É coautor de três livros, tem 52 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e 101 trabalhos em anais de congresso.