Professor Emérito da UFRJ, Basílio de Bragança é homenageado no CCMN

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 28/04/2023

Professor Nelson Maculan homenageando o professor Basílio de Bragança

O professor do Programa de Engenharia de Produção, Basílio de Bragança, foi homenageado por sua trajetória acadêmica, nesta sexta-feira, 28 de abril, pelas três unidades da UFRJ em que lecionou: a Coppe, o Instituto de Matemática (IM) e a Faculdade de Medicina (FM). A homenagem ao professor emérito foi realizada no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e promovida pelo Instituto de Matemática.

O evento contou com depoimentos de outros três professores eméritos da UFRJ, Helio Migon, Nelson Maculan e Nelson Souza e Silva (representando IM, Coppe e FM, respectivamente), de seu irmão, o professor Carlos Alberto de Bragança (USP), e de ex-orientandos.

“Não conheço outro professor que tenha trabalhado no Centro de Tecnologia (CT), CCMN e Centro de Ciências da Saúde (CCS). É uma pessoa que marca a gente. Hoje, nos encontramos pouco, mas nos falamos muito e gostamos muito um do outro”, destacou Maculan.

Professor Helio Migon

Amigo de longa data de Basílio, Helio Migon disse que ambos são “estatísticos desde criancinhas”, por terem se conhecido, em 1962, no curso técnico em Estatística da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence). “Eram os anos dourados. O Brasil era bicampeão mundial de futebol, (a tenista) Maria Esther Bueno também havia sido campeã. Brasília era recém-construída, e era época da bossa nova”.

“Eu entrei na UFRJ por sua recomendação e ele encorajou a mim e ao Dani Gamerman a criarmos o curso de doutorado em Estatística do Instituto de Matemática. Seu estilo é ímpar e exemplar. Lembro de algumas de suas máximas: o aluno deve ser proativo e o orientador não pode ser paternalista”, acrescentou Migon.

Professor Nelson Souza e Silva

O professor Nelson Souza e Silva usou licença poética, pela sua condição de cardiologista, para falar “de coração” e disse dever muito de sua carreira ao amigo, pela possibilidade de usar modelos bayesianos e redes neurais em pesquisas médicas. “Ele uniu essas áreas. Eu agradeço pelo que você fez pela ciência e pelo uso correto da Estatística na Medicina. Sinto prazer enorme em trabalhar contigo desde 1974. Espero continuar trabalhando contigo mais uns 10 ou 15 anos. Então, você precisa fazer atividade física hein?”, cobrou Nelson.

O evento foi transmitido pelo canal do CCMN no YouTube e continua disponível.

Saiba mais sobre o homenageado e veja (ou escreva) depoimentos sobre ele em: www.homenagembasilio.com.br

• CCMN