Professor Marcio Almeida é eleito membro da ANE

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 19/04/2024

O professor Marcio Almeida, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, foi eleito membro titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE), e a sessão solene de posse será realizada no dia 29 de abril, às 18 horas, no Auditório Tamandaré da Escola de Guerra Naval, na Avenida Pasteur, 480, Urca.

Marcio, junto com outros nove engenheiros, passou a integrar o quadro da ANE no dia 3 de abril, quando tiveram a eleição ratificada.

A Academia é uma entidade sem fins lucrativos ou viés político-partidário, e é voltada para o aperfeiçoamento da Engenharia do país, para o estudo e equacionamento das grandes questões a ela pertinentes, e para o aconselhamento de governos federal, estaduais e municipais – a exemplo de suas congêneres em países avançados.

Na Coppe, 20 docentes também são membros da ANE:

Atila Freire, Edson Watanabe, Djalma Falcão, Eduardo Antônio Barros da Silva, Eugenius Kaszkurewicz, José Carlos Pinto, Mauricio Tolmasquim, Liu Hsu, Luiz Bevilacqua, Luiz Pereira Caloba, Martin Schmal, Nelson Maculan Filho, Paulo Sergio Ramirez Diniz, Renato Cotta, Richard Stephan, Romildo Toledo, Sandoval Carneiro Júnior, Segen Estefen, Walter Mannheimer, e Willy Lacerda. Outros docentes da Coppe, já falecidos, também fizeram parte da ANE, entre eles os professores Dirceu Velloso, Fernando Lobo Carneiro, Giulio Massarani e Cirus M. Hackenberg.

Sobre Marcio Almeida

Doutor pela Universidade de Cambridge (Reino Unido – 1984) e pesquisador 1A do CNPq, Márcio Almeida é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da UFRJ (1974). Concluiu seu mestrado na Coppe em 1977 e, no mesmo ano, entrou para o quadro de docentes da instituição e da própria Politécnica, tornando-se professor titular em 1997. Até o momento, o professor orientou 111 dissertações de mestrado e teses de doutorado no Programa de Engenharia Civil da Coppe, e publicou mais de 300 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais, dos quais três foram premiados pelas revistas Geosynthetics International (2014) e Ground Improvement (2016 e 2020) do Instituto de Engenharia Civil (ICE) britânico. Foi convidado a proferir a Coulomb Lecture em 2015, na Sociedade Francesa de Geotecnia.

Com quase 50 anos de atividades, além de dar aulas, Marcio Almeida tem atuado com consultorias para grandes projetos estruturantes no Brasil e no exterior, a exemplo da prestada para a estabilização da Torre de Pisa (Itália). Além disso, coordenou a área interdisciplinar de Meio Ambiente da Coppe e, junto com a professora Suzana Kahn Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes da instituição, participou da criação do curso de Pós-graduação Executiva Meio Ambiente (MBE) da Coppe, que coordenou de 1998 a 2021.

Em 1996, o professor criou o Laboratório Multiusuário de Modelagem Centrífuga, por ele coordenado até hoje. Com este laboratório, implantou no Brasil estudos que envolvem Modelagem Física em Centrífuga Geotécnica, assim como os de ensino e pesquisa em Mecânica dos Solos dos Estados Críticos, e de Liquefação de Rejeitos de Mineração. A maior parte das pesquisas em modelagem física têm ênfase em aplicações offshore, incluindo estudos em dutos, risers e na estabilidade de taludes submarinos.

• Academia Nacional de Engenharia
  • ANE