Professor Roberto Schaeffer na lista de cientistas do clima mais influentes do mundo

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 20/04/2021

O professor Roberto Schaeffer, da Coppe/UFRJ, é um dos mil cientistas mais influentes no campo das mudanças climáticas, de acordo com a The Reuters Hot List, divulgado nesta terça-feira, 20 de abril. Apenas cinco pesquisadores de instituições brasileiras figuram no ranking elaborado pela agencia de notícias britânica, sendo Schaeffer o único da UFRJ.

O ranking, encabeçado por Keywan Riahi, diretor do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), sediado na Áustria, leva em consideração quantos artigos cada pesquisador publicou sobre temas diretamente relacionados às mudanças climáticas, a frequência com que estes artigos são citados por colegas de áreas correlatas e a frequência com que estes artigos são mencionados na imprensa e nas redes sociais.

Além do professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, também foram contemplados pelo ranking Philip Martin Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); José Antonio Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); Carlos Clemente Cerri e Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

Os dados utilizados foram compilados por meio do portal de pesquisa acadêmica Dimensions.

Confira a reportagem no site da agência Reuters.

• Clima