Professor Szklo apresenta sinergias entre as metas de descarbonização dos setores marítimo e de aviação
Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 23/06/2021
O professor Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe/UFRJ, apresenta nesta quinta-feira, 24 de junho, os resultados da primeira etapa de um estudo realizado pelo Centro de Economia Energética e Ambiental (Cenergia), laboratório vinculado ao PPE, sobre as sinergias existentes entre as metas de descarbonização dos setores marítimo e de aviação. A apresentação será feita em um webinar, promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), com início às 10h. Para receber o link de transmissão, é necessária inscrição.
Devido à forte dependência de combustíveis fósseis, os setores de navegação marítima e de aviação internacional são grandes emissores de gases de efeito estufa (GEE) e, em ambos os casos, é previsto um aumento das emissões nas próximas décadas. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês) e a Organização Marítima Internacional (IMO, sigla em inglês) estabeleceram metas de redução de emissões dos respectivos setores.
Para isso, além de medidas como ganhos de eficiência e melhorias nas operações, o desenvolvimento de combustíveis renováveis e neutros em carbono é uma estratégia fundamental.
Com este fim, pesquisadores do Cenergia estão desenvolvendo um estudo para avaliar as sinergias da produção de combustíveis de baixo carbono para os setores de aviação e de transporte marítimo. O professor Alexandre Szklo irá apresentar os resultados obtidos na primeira fase do estudo, que trata da avaliação de diferentes rotas tecnológicas para coproduzir combustíveis sustentáveis para aviação e navegação. Serão abordados diferentes aspectos dessas rotas, como processo de produção de combustível, prontidão tecnológica e insumos necessários.
- aviação
- Descarbonização
- setor marítmo