Professora Carolina Cotta é premiada em seminário internacional

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 05/10/2015

A professora Carolina Naveira Cotta, da Coppe/UFRJ, foi agraciada com o prêmio Best Paper Award, durante o IX Minsk International Seminar, realizado de 7 a 10 de setembro, na capital bielorussa, pelo artigo intitulado “Design, Fabrication and Characterization of Micro-Reactors for Biodiesel Synthesis”.

No artigo, Carolina aponta o teste em microrreatores para a síntese contínua de biodiesel como técnica promissora para a otimização do processo de produção do biocombustível, permitindo a redução do processo de reação de horas para segundos. Segundo a professora da Coppe, além de reduzir drasticamente o tempo, o novo método diminuiu o alto consumo de energia, outra desvantagem do método convencional usado atualmente no processo de produção.

“A miniaturização do processo de produção permite reduzir os tempos de reação de algumas horas para alguns segundos. Embora a quantidade de biodiesel produzido por um único microrreator não seja substancial, pode-se escalonar a produção, com arranjo paralelo de um grande número de microrreatores”, afirma Carolina.

A inovação possibilita ainda a portabilidade do sistema. Devido ao tamanho compacto dos microrreatores, é possível instalar usinas de produção de biodiesel em áreas remotas e de difícil acesso. “A tecnologia poderá viabilizar a produção de biodiesel para alimentar geradores de energia elétrica em qualquer lugar do Brasil”, acrescenta Carolina.

A Coppe está desenvolvendo um protótipo portátil que integrará cerca de 600 microrreatores. Segundo a professora, o protótipo tem caráter inovador, pois combina a reação em microescala com o uso do etanol, reagente menos tóxico e com grande disponibilidade no mercado nacional.

O artigo reuniu contribuições de duas dissertações de mestrado, defendidas por Pericles Pontes e Kelvin Chen, e de uma tese de doutorado em andamento, de José Martim Costa Jr. Todos esses três estudos foram desenvolvidos no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, sob orientação da professora Carolina. O artigo contou ainda com a coautoria do pesquisador em pós-doutorado Christopher Tostado, também da Coppe, e do professor Jesiel Nunes, do Cefet.

O estudo também recebeu a menção Best Presentation of the Young Participants of the Conference, que contempla a melhor apresentação de jovens pesquisadores com até dez anos de doutoramento. Foi financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e faz parte do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP).

Sobre Carolina Cotta

Com apenas quatro anos na atividade docente, a professora Carolina Naveira Cotta soma as duas premiações a uma expressiva produção acadêmica. Formada em Engenharia Mecânica pela UFRJ (2004) e Doutora em Engenharia Mecânica pela Coppe/UFRJ (2009), Carolina ingressou como docente na Coppe, em 2011, no Programa de Engenharia Mecânica. É membro-afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) , já orientou 20 dissertações de mestrado e teses de doutorado, e publicou 57 artigos em congressos e periódicos, nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre a professora no Planeta Coppe Notícias