Professora da Coppe fala sobre mudança climática a parlamentares portugueses

Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias

Data: 09/01/2020

Alterações climáticas: onde estamos, onde queremos ir e como chegar?  Sobre esse tema, a professora da Coppe/UFRJ, Joana Portugal Pereira, proferiu palestra, dia 6 de janeiro, na Assembleia Legislativa da Região Autônoma da Madeira, em Portugal. Professora do Programa de Planejamento Energético da Coppe, Joana foi a primeira pesquisadora convidada a participar da recém-lançada iniciativa “Parlamento com causas”, que se estenderá pelos próximos quatro anos.

“A região autônoma da Madeira, apesar de ter uma contribuição reduzida na emissão de gases de efeito estufa nacional, é uma região particularmente vulnerável e exposta a eventos extremos climáticos e à subida do nível médio do mar. Para garantirmos um desenvolvimento sustentável e sociedades resilientes aos impactos da mudança do clima, é essencial implementar medidas de adaptação e de redução de gases de efeito estufa”, destacou Joana.

“As alterações climáticas tornaram-se um tema muito atual e acredito que a maioria da população está ciente dos riscos associados às mudanças do clima e das formas de reduzir o impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa”, enfatizou Joana

A professora advertiu que é necessário desenvolver políticas de baixo carbono, que sejam inclusivas e promovam múltiplas dimensões de desenvolvimento sustentável para mitigar o impacto das alterações climáticas, em nível local e global. Como exemplo, citou “a criação de oportunidades econômicas associadas a tecnologias de baixo carbono; à expansão da capacidade instalada de energias renováveis; à alteração de padrões de consumo; repensar os padrões de mobilidade e adotar meios de transporte menos dependentes de combustíveis fósseis”.

“As alterações climáticas tornaram-se um tema muito atual e acredito que a maioria da população está ciente dos riscos associados às mudanças do clima e das formas de reduzir o impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa”, enfatizou a professora da Coppe.

No dia 18/12, participou de seminário na Faculdade de Ciência de Lisboa, sobre Mudanças Climáticas, no qual apresentou resultados do relatório especial de 1,5º C e do relatório de uso do solo do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC).

Sobre Joana Portugal

Joana Portugal Pereira é professora do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, no qual foi pesquisadora de pós-doutorado, de 2013 a 2016, atuando na área de inovação tecnológica de baixo carbono, com ênfase em bioenergia. Engenheira ambiental formada pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2006) e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de Tóquio (2011).

Integra as comissões científicas internacionais da Science Based Targets (SBT) Initiative e do Atlantic International Research Centre (AIR), além de atuar como revisora em 14 periódicos internacionais nas áreas de meio ambiente e energia.

Autora contribuinte e membra da equipa de coordenação técnica do Grupo de Trabalho III dos dois Relatórios Especais do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre trajetórias de aquecimento global de 1.5C e interações entre clima e Terra, Joana é autora líder do Relatório do Grupo de Trabalho III sobre mitigação de gases de efeito estufa (GEE), que se encontra no sexto ciclo de avaliação.

Foi também pesquisadora visitante no Departamento de Política Ambiental do Imperial College London (Reino Unido), pesquisadora no Instituto de Estudos Avançados da Organização das Nações Unidas (2012-2013), no Instituto do Banco de Desenvolvimento Asiático (2010-12) e na Universidade de Tóquio (2008-2011), na área de avaliação de políticas de baixo carbono, estratégias de adaptação e mitigação de mudanças climáticas e avaliação de ciclo de vida, especificamente sob os sectores de energia e transportes.