Professora da Coppe recebe homenagem da Comissão Especial de Engenharia de Software

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 27/09/2023

Ana Regina, ao centro, é homenageada pela CEES

Ana Regina Cavalcanti da Rocha, professora do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, recebeu ontem, dia 26 de setembro, a homenagem “Destaque Formação de Recursos Humanos de Excelência”, da Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES). Trata-se de um reconhecimento da CEES, que é ligada à Sociedade Brasileira de Computação (SBC), à longa jornada e dedicação de Ana Regina na formação de recursos humanos em qualidade e quantidade, incluindo várias frentes de contribuições e de atuação.

Na mesma cerimônia de premiação, a CEES também homenageou o ex-aluno do Pesc/Coppe Leonardo Murta, atual professor da UFF, em função de suas contribuições relevantes para a Engenharia de Software no Brasil. Uma homenagem também já prestada à sua orientadora, a professora Claudia Werner (2006), e ao professor Guilherme Travassos (2011), ambos também do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe.

As homenagens a Ana Regina e Leonardo Murta foram prestadas na abertura do segundo dia do Congresso Brasileiro de Software de 2023 (CBSoft 2023). Organizado pela Faculdade de Computação (Facom) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o congresso está sendo realizado entre 25 a 29 de setembro. Saiba mais sobre o evento: https://cbsoft2023.ufms.br

Durante o evento, a professora da Coppe ainda proferiu a palestra “Pesquisa, interação com a indústria e formação de recursos humanos: uma experiência de integração”. Palestra esta que irá proferir também no próximo Ciclo de Seminários PESC, a ser realizado na próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, às 11 horas. O evento ocorrerá na sala 324 B, do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária, e será transmitido ao vivo pelo canal do Pesc no YouTube: https://www.youtube.com/@pesc-coppe

Pioneirismo na Engenharia de Software

Ana Regina é graduada em Matemática pela UFRJ (1971), com mestrado e doutorado em Informática, pela PUC-RJ (1978 e 1983). Uma das pioneiras da Engenharia de Software e Qualidade de Software no Brasil, atualmente é professora titular aposentada da UFRJ (dezembro de 2021), onde atua como colaboradora do Pesc/Coppe, e sócia da Implementum Consultoria. Ao longo de sua trajetória acadêmica, que teve início no Instituto Militar de Engenharia (IME), Ana, após ingressar na Coppe, introduziu a linha de Engenharia de Software no Pesc, onde orientou cerca de 130 alunos, sendo 100 de mestrado e 30 de doutorado. Além disso, publicou mais de 250 artigos em periódicos nacionais e internacionais e anais de congressos, sendo autora do livro Análise e Projeto Estruturado de Sistemas (1987) e coorganizadora de outros cinco livros.

Sempre envolvida com ações para promover a evolução da Engenharia de Software na comunidade da computação brasileira, Ana Regina começou sua participação no projeto colaborativo com o CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – no início de sua carreira na Coppe. Fez parte da organização inicial do que hoje se tornou o SBES (Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software), o SBQS (Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software) e o SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação).

A professora da Coppe também teve intensa atuação nas áreas de Informática Médica e, principalmente, na criação e implantação do MPS.Br (Modelo de Processo de Software Brasileiro). Além disso, durante sua trajetória, teve intensa e contínua colaboração com a comunidade de Engenharia de Software e, principalmente, com a indústria de software, resultando na transferência de distintas tecnologias, tais como ferramentas, ambientes e processos, dentre outras, para o desenvolvimento brasileiro na área.

• CBSoft
  • engenharia de software