Professoras da Coppe foram contempladas pelo Programa Jovens Cientistas Mulheres

Planeta COPPE / Engenharia de Nanotecnologia / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 15/09/2023

As professoras da Coppe/UFRJ Ariane de Jesus Sousa Batista e Gabriela Ribeiro Pereira foram contempladas no Programa “Jovens Cientistas Mulheres”, da Faperj. O programa visa apoiar projetos científicos de excelência, com metodologias inovadoras com foco, preferencialmente, à criação de novas linhas de pesquisa, liderados por jovens cientistas mulheres em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas em território fluminense e com menos de 12 anos de doutoramento.

Os projetos contemplados se distribuem por cada um dos três colégios estabelecidos pela Capes. O colégio “Ciências da Vida” foi o que obteve o maior número de projetos aprovados, 26. E os colégios “Humanidades” e “Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar” obtiveram 22 cada. As contempladas receberão auxílio de até R$ 700 mil, incluindo bolsas de Iniciação Científica.

Ariane Batista, do Programa de Engenharia de Nanotecnologia (Pent), e Gabriela Pereira, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), foram contempladas, respectivamente, com os projetos “Desenvolvimento e intensificação de processos de produção de partículas de polímeros de fontes renováveis para aplicações biomédicas”, e “Desenvolvimento de sensores de corrente parasita do tipo ARRAY para caracterização microestrutural não destrutiva e detecção de trincas em aços austeniticos”. Todos no colégio “Ciências Exatas, tecnológicas e multidisciplinar”.

A Faperj recebeu 355 propostas, que foram avaliadas por um Comitê Externo de Julgamento designado pela diretoria da fundação, das quais 70 pesquisadoras foram aprovadas no processo de seleção. Um número de contempladas que é 4,5 vezes maior do que o proposto inicialmente pelo Edital do programa, e representa um investimento de cerca de R$ 30 milhões na pesquisa fluminense ao longo dos 36 meses de vigência dos projetos. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura, e para despesas de custeio previstas nos projetos de pesquisa apresentados. As instituições com o maior número de propostas contempladas são: UFRJ (22); Uerj (13); e UFF (9).

Saiba mais no site da Faperj.

  • jovens cientistas
  • Mulheres na Ciência