Professores da Coppe são contemplados em programas da Faperj
Planeta COPPE / Notícias
Data: 16/09/2016
A Coppe/UFRJ teve 20 professores contemplados nos programas da Faperj: 12 no Programa Cientista do Nosso Estado e oito no Programa Jovem Cientista. Ao todo, a Faperj está concedendo 279 bolsas nos editais de 2016 para ambos os programas, resultando em um investimento total de cerca de R$ 25 milhões para os próximos três anos.
A UFRJ é a instituição com o maior número de docentes (91) contemplados pelos programas, seguida pela UFF (35). Das unidades da UFRJ, a Coppe é a instituição que obteve o maior número de bolsas (20), seguida pelo Instituto de Biofísica (8), pelo Instituto de Ciências Biomédicas (7) e pelo Instituto de Microbiologia (7).
Confira a relação dos docentes da Coppe contemplados e suas respectivas pesquisas:
Cientistas do Nosso Estado
Antonio Mauricio Ferreira Leite Miranda de Sá – Utilização da foto-estimulação intermitente em estudos neurofisiológicos e para aplicações em interfaces cérebro-computador.
Carmen Lucia Tancredo Borges – Estimação do Potencial de Geração Solar Fotovoltaica utilizando Séries de Irradiância Sintetizadas a partir de Imagens de Satélites.
Eduardo de Moraes Rego Fairbairn – Desenvolvimentos e novos desafios dentro do quadro termo-químico-mecânico de modelagem do concreto: aplicações a estruturas dos setores elétrico e de petróleo.
Fernando Artur Brasil Danziger – Ensaios In Situ, Instrumentação e Fundações.
Luis Marcelo Marques Tavares – Modelagem e simulação avançada da cominuição: inovação no projeto e otimização de britadores e moinhos.
Luiz Henrique de Almeida – Estudo do fenômeno de fratura intergranular assistida poroxidação em superligas de níquel 718.
Marcelo Martins Werneck – Nanossensores a fibra óptica para monitoramento de h2s para aplicação na área do pré-sal.
Oscar Rosa Mattos – Desenvolvimento e uso de novas técnicas eletroquímicas no estudo da corrosão nas indústrias de óleo e gás.
Paulo Fernando Ferreira Frutuoso e Melo – Análise da Confiabilidade e de Sensibilidade de Sistemas de Proteção de Plantas Industriais Considerando Envelhecimento e Falhas de Causa Comum.
Richard Magdalena Stephan– Implantação do Projeto Maglev-Cobra no Campus da UFRJ
Romildo Dias Toledo Filho – Materiais Cimentícios Avançados, Inteligentes e Sustentáveis para a Construção Civil.
Rossana Mara da Silva Moreira Thiré – Aplicação de Novas Tecnologias e/ou Novos Materiais para a Fabricação por Impressão 3D de Arcabouços para a Regeneração de Tecidos Ósseos.
Jovens Cientistas do Nosso Estado
Franciane Conceição Peters – Novas Metodologias para inversão de dados sísmicos
Franklin de Lima Marquezino – Algoritmos quânticos: desenvolvimento, análise e aplicações.
Gabriela Ribeiro Pereira – Inspeção e Caracterização de Aços Inoxidáveis Duplex e Super duplex Por Ensaios Não-destrutivos Magnéticos.
João Paulo Bassin– Desenvolvimento e aplicação da tecnologia de lodo granular aeróbio em condições de clima tropical visando o tratamento descentralizado de esgoto sanitário.
Juliana Braga Rodrigues Loureiro – Escoamentos Turbulentos em Geometrias Complexas: Análise das Condições de Parede.
Oumar Diene– Controle e Gerenciamento de Energia em Redes Elétricas Inteligentes com Fontes Intermitentes de Energia.
Pedro Braconnot Velloso – Desafio: distribuição eficiente e segura de informação em internet das coisas.
Tatiana Mariano Lessa De Assis – Segurança Dinâmica de Sistemas de Distribuição Ativos.