Professores da Coppe são eleitos Membros da Academia Brasileira de Ciências

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 07/12/2017

Três professores da Coppe/UFRJ são eleitos Membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC): Romildo Toledo, do Programa de Engenharia Civil, e Paulo Sérgio Diniz, do Programa de Engenharia Elétrica, como Membros Titulares. O professor Miguel Campista, também do PEE, foi eleito como Membro Afiliado, na região Rio de Janeiro. A partir dessa eleição, realizada nesta quarta-feira, 6 de dezembro, são 19 os docentes da Coppe Membros Titulares da ABC. A cerimônia de posse será em 2018.

Os membros titulares da ABC são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Já os membros afiliados, são temporários que podem vir a ser eleitos como titulares, passando a integrar permanentemente os quadros da Academia.

Romildo Toledo

O professor Romildo Toledo é mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), e pós-doutor na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, em 2011. Professor titular da UFRJ, ingressou na Coppe em 1999, no Programa de Engenharia Civil, onde leciona até hoje. Desde 2015, é vice-diretor da Coppe, cargo que assumiu ao completar, no mesmo ano, seu mandato como diretor de Tecnologia e Inovação da instituição, iniciado em 2013.

Já orientou 49 dissertações de mestrado, 34 teses de doutorado e supervisionou seis pesquisadores de pós-doutorado. Publicou 159 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, e 299 trabalhos completos em anais de congressos.

Cientista do Nosso Estado (Faperj), recebeu em 2009 do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), o prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, como orientador da melhor tese de doutorado para redução de Gases de Efeito Estufa defendida em 2014.

Em 2016 recebeu o prêmio internacional “Ing. Brunello SARNO”, concedido pela Associazione Italiana Calcestruzza Armato e Precompresso (AICAP), em função da coorientação da tese de doutorado A conceptual model to design recycled aggregate concrete for structural applications, defendida na Universidade de Salerno, na Itália. Foi contemplado com o Prêmio Dirceu de Alencar Velloso 2017, concedido pela Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (AEERJ), pela orientação da tese de doutorado “Efeito da temperatura no comportamento mecânico de compósitos refratários reforçados em tecidos de basalto e carbono”.

Paulo Sérgio Diniz

Paulo Sérgio Ramirez Diniz é mestre em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ (1981) e doutor em Engenharia Elétrica pela Concordia University, no Canadá (1984), respectivamente. Professor titular da UFRJ, ingressou como docente do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, em 1984, onde leciona até o momento.

Já orientou 35 dissertações de Mestrado e 18 teses de Doutorado e publicou 310 artigos em periódicos e em congressos nacionais e estrangeiros. Tem três livros publicados: dois como coautor e um como autor.

Cientista do Nosso Estado (Faperj) e Pesquisador 1A do CNPQ, sua trajetória acadêmica já resultou em algumas premiações e homenagens. Recebeu o Prêmio Coppe de Mérito Acadêmico (2000), junto com seu colega Giulio Massarani, que desde 2004 empresta seu nome à premiação. É membro Fellow do IEEE (Institute of Eletrical and Eletronic Engineers), desde 2000, e recebeu o titulo de Fellow da Sociedade Europeia de Processamento de Sinais (Eurasip), em 2016. Dois de seus alunos de doutorado receberam o Prêmio Capes de tese na área de Engenharias IV. Recebeu também o prêmio Guillemin-Cauer Award de melhor artigo da Sociedade de Circuitos e Sistemas (CAS) do IEEE, em 2006 , com M. B. Furtado Jr, S. Lima Netto e T. Saramaki. Também foi agraciado com o Technical Achievement Award, da mesma Sociedade, em 2014.

Nascido em Niterói, estudou em escola pública, no primeiro e segundo graus, e graduou-se em Engenharia Eletrônica na Escola Politécnica da UFRJ, em 1978. Sua formação acadêmica é um bom exemplo do ensino público de qualidade.

Miguel Campista

O professor Miguel Elias Mitre Campista é mestre (2005) e doutor (2008) em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ, onde também fez seu primeiro pós-doutorado, em 2009. O segundo foi na Université Pierre et Marie Curie – Sorbonne Universités (UPMC), na França, nos anos 2011 e 2012.

Miguel ingressou como docente na Coppe em 2010, onde realiza estudos no Grupo de Teleinformáticas e Automação (GTA), ligado à Engenharia Elétrica. Até o momento, já orientou seis dissertações de mestrado, duas teses de doutorado e supervisionou um pesquisador de pós-doutorado. Publicou 23 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, e 66 trabalhos completos em anais de congressos.

O professor tem participado de inúmeros projetos nacionais e internacionais que envolvem Internet das Coisas (IoT), Internet do Futuro, e Computação em Nuvem. Desde que ingressou na Coppe, recebeu dez premiações. Entre as mais recentes está a da Sociedade Brasileira de Computação (SBRC), concedida em 2017, pela coautoria de um sistema de sensoriamento baseado em ônibus urbano. Em 2015 foi contemplado com o programa da Faperj Jovem Cientista do Nosso Estado.

É membro do corpo editorial dos periódicos Telecomunicações e Annales des Telecommunications, e revisor de projeto de fomento do CNPq, desde 2013.

Confira abaixo os professores da Coppe que são Membros da ABC

Valmir Carneiro Barbosa
Walter Mannheimer

Afiliados