Professores e pesquisadores da Coppe recebem Prêmio Inventor Petrobrás 2023

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Notícias

Data: 24/05/2023

Os professores Marcio Nele de Souza e Príamo A. Melo Jr., do Programa de Engenharia Química (PEQ), e Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), todos da Coppe/UFRJ, foram contemplados nesta quarta-feira, dia 24 de maio, com o Prêmio Inventor Petrobras 2023. A premiação dos professores do PEQ foi pela patente “Método para Predizer o Reinício de Escoamento de Petróleos Parafínicos”, desenvolvida em conjunto com o aluno de doutorado André da Silva Guimarães e o pesquisador de pós-doutorado Thiago Oliveira Marinho. Os professores do PEMM foram agraciados pela patente “Método e ferramenta de inspeção da condição da superfície interna de dutos”, trabalho realizado conjuntamente com os alunos Lucas Braga (aluno de mestrado do PEMM), Vitor Manoel (aluno de doutorado do PEMM) e Daniel Mendes (aluno de doutorado do Programa de Engenharia Elétrica).

Equipe do EngeCol

De acordo com o professor Príamo Melo Jr, o “Método para Predizer o Reinício de Escoamento de Petróleos Parafínicos”, desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Coloides (EngeCol, vinculado ao Programa de Engenharia Química da Coppe e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química), apresenta uma estratégia para reinício de escoamento frente ao problema de gelificação de petróleos parafínicos em situações de parada operacional. A patente é um dos frutos da dissertação de mestrado de André, sob orientação dos professores Marcio e Príamo.

A patente “Método e ferramenta de inspeção da condição da superfície interna de dutos” foi desenvolvida pelo grupo de ensaios não destrutivos, do Laboratório de Ensaios não destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), vinculado ao PEMM, em parceria com Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras).

Equipe LNDC

Segundo a professora Gabriela Pereira, a equipe do LNDC desenvolveu uma ferramenta de inspeção de baixo custo para detecção de derivações e corrosão em linhas de transporte de derivados de petróleo com o objetivo de aumentar a frequência de monitoramento e a segurança das operações.

“O desenvolvimento da ferramenta parte de uma solução tipo PIG (pipeline inspection gauge) instrumentado, já consolidada, porém empregando novos elementos construtivos que simplificam o processo de inspeção e viabilizam um uso rotineiro: sensores de indução eletromagnética, que operam com base na técnica de correntes parasitas (Eddy currents), incorporados em um corpo leve de espuma, típico de ferramentas para limpeza, resultando em uma combinação atraente de alta sensibilidade e portabilidade para o processo de inspeção”.

“A ferramenta pesa aproximadamente dez quilos e oferece cobertura de sensoriamento total na parede interna do duto. Testes de campo realizados já apresentaram excelentes resultados da ferramenta, que pode, futuramente, contribuir como uma alternativa às ferramentas tradicionais de inspeção para inspeção de dutos rígidos”, conclui Gabriela.

O professor Cristiano Borges, do Programa de Engenharia Química (PEQ), também foi contemplado com o Prêmio Inventor Petrobras 2023.

Outro professor da Coppe a receber a premiação foi Theodoro Antoun Netto, do Programa de Engenharia Oceânica, pelo “Localizador acústico dinâmico de derivações de duto”, conforme noticiado anteriormente pelo Planeta Coppe Notícias.