Professores recebem a Ordem Nacional do Mérito Científico
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Engenharia Nuclear / Notícias
Data: 22/06/2010
Seis professores da Coppe foram agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em Brasília: Liu Hsu, Aquilino Senra, Eugenius Kaszkurewicz, Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, Renato Cotta e Valmir Carneiro. Na cerimônia realizada dia 26 de maio, em Brasília, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foram agraciados 166 pesquisadores que nos anos de 2008 e 2009 se destacaram pela contribuição na área de Ciência e Tecnologia.
O professor Liu Hsu, do Programa de Engenharia Elétrica, foi promovido à classe de grã-cruz, na área de Ciências da Engenharia. Na mesma área, os professores Aquilino Senra, Eugenius Kaszkurewicz e Renato Cotta (dos Programas de Engenharia Nuclear, Elétrica e Mecânica, respectivamente) foram agraciados com a ordem na classe de comendador. Na área de Ciências Tecnológicas, também receberam o título de comendador os professores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, Valmir Carneiro e Edmundo Albuquerque de Souza e Silva.
Confira a seguir mais informações sobre os professores contemplados:
Liu Hsu
Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Toulouse, em 1978, Liu Hsu é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2002, pesquisador 1A do CNPq, desde 1990, e foi contemplado cinco vezes pela Faperj como Cientista do Nosso Estado. Já orientou 18 teses de doutorado, 34 dissertações de mestrado e supervisionou um pós-doutorado, e tem mais de 200 publicações em periódicos científicos e congressos. Professor de Engenharia Elétrica da Coppe desde 1975, foi agraciado em 2003 com o título de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. O professor coordena o Laboratório de Controle, onde são realizadas pesquisas com ênfase nas áreas de Robótica e Controle Automático de Sistemas. Nesse laboratório, Liu desenvolveu o Sistema de Posicionamento Dinâmico de Robôs Submarinos, para a Petrobras, utilizado para inspecionar túneis de adução, e o Luma, primeiro robô brasileiro a mergulhar nas águas da Antártida, em 2007. Nessa expedição à Antártida, foi um dos membros da equipe de cientistas brasileiros que mapeou a biodiversidade marinha nas águas profundas da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George. A região é uma das que mais vêm sofrendo com o degelo em função do aquecimento global.
Aquilino Senra
Doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ, Aquilino Senra é vice-diretor da Coppe e professor do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe há 17 anos. Desenvolve pesquisas como a de otimização de processos nucleares e cálculo de parâmetros de reatores térmicos. Orientou 29 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado. Além disso, supervisionou um pós-doutorado e é autor de mais de 100 publicações em periódicos científicos e congressos. Já participou de mais de 30 projetos de desenvolvimento tecnológico e assina quatro capítulos publicados em livros especializados. Foi membro dos Comitês Assessores do CNPq (1988-1990 e 1993-1996) e da Capes (1989-1993), coordenador da área de Engenharias da Faperj (1999-2002) e presidente da Comissão de Pesquisa e Tecnologia da Associação Brasileira de Engenharia Nuclear (1984-1985).
Eugenius Kaszkurewicz
Pós-doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Santa Clara, Califórnia, em 1987, Eugenius Kaszkurewicz é diretor científico e tecnológico da Finep e diretor do Departamento de Política e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento.
Professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe desde 1975, desenvolve pesquisas com forte atuação nas áreas de Sistemas de Controle e Computação de Alto Desempenho. Recebeu o Prêmio COPPE Giulio Massarani de Mérito Acadêmico em 2006.
Assumiu a Diretoria de Tecnologia da Faperj, em 2002, onde também foi coordenador do Comitê de Engenharia, de 1999 a 2002. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2004, Eugenius tem mais de 130 publicações em periódicos científicos e congressos. Orientou 20 teses de doutorado e 28 dissertações de mestrado.
Edmundo Albuquerque de Souza e Silva
Pós-doutor em Ciência da Computação pela Watson Research Center – IBM (EUA), em 1984, e pela University of California Los Angeles (UCLA-EUA), em 1994, é professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, desde 1999. Desenvolve pesquisas com ênfase em Redes de Computadores, Modelagem e Análise de Sistemas de Computação e Comunicação.
Desenvolveu sistemas multimídia para armazenar e transmitir informações, em tempo real, e ferramentas de videoconferência que são utilizadas pelo Centro de Educação a Distância (Cederj – Fundação Cecierj) e já beneficiaram centenas de alunos desde 2006. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2006, já orientou oito teses de doutorado e 40 dissertações de mestrado, é autor de 120 publicações em periódicos científicos e congressos e de oito capítulos de livros.
Renato Cotta
Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade da Carolina do Norte (NCSU), em 1985, Renato Cotta é professor do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe desde 1987. Desenvolve pesquisas voltadas para os setores aeronáutico e aeroespacial, entre as quais destaca-se ao participação no projeto de construção da primeira plataforma orbital brasileira, no qual contribuiu para o desenvolvimento da proteção térmica da cápsula do microsatélite SARA, responsável por transportar experimentos realizados no espaço. O projeto foi feito em parceria com o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos.
Em 1999, com 35 anos de idade, foi agraciado com o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico, notabilizando-se como o professor mais novo da instituição a receber essa condecoração até aquele momento. Renato Cotta já orientou 28 teses de doutorado e 30 dissertações de mestrado, tem 372 artigos científicos publicados e é autor de cinco livros.
Valmir Carneiro Barbosa
Doutor em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em 1986, tornou-se professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe no mesmo ano. Atuou como cientista visitante no Centro Científico Rio da IBM, em 1992 e 1993, e na Universidade da Califórnia em Berkeley durante os anos de 1995 e 2000. Membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq nos anos de 1997 e 1998 e no período de 2001 a 2004, Valmir foi um dos contemplados com o II Prêmio Compaq de Estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento em Informática, em 1997. Pesquisador 1A do CNPq desde 1999, desenvolve estudos na Coppe com maior concentração nas áreas de Algoritmos e Combinatória, Arquitetura e Sistemas Operacionais, e Inteligência Artificial.
Na tese de doutorado que defendeu na Universidade da Califórnia, apresentou a primeira análise matemática de fenômenos ligados ao processamento paralelo que resultou em contribuições importantes para a teoria dos grafos. Até hoje o estudo tem servido como base para o desenvolvimento de aplicações em otimização combinatória, inteligência artificial e redes de computadores.
Valmir já orientou 49 dissertações de mestrado e dez teses de doutorado. Tem mais de 100 artigos publicados em periódicos e congressos internacionais e nacionais e é autor de quatro livros, sendo três publicados no exterior.