Projeto da Coppe de apoio à pesca artesanal será apresentado no Chile e na Tailândia

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 02/10/2018

Neste mês de outubro, dois trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Projeto Ardentia, iniciativa da Coppe/UFRJ que visa apoio técnico e sustentável à pesca artesanal na região da Costa do Sol, no Estado do Rio de Janeiro, serão apresentados em eventos internacionais. Um filme-documentário sobre o projeto será exibido na 7ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária (CIPC), que será realizada entre 5 e 7 de outubro, no Chile. Também será apresentado no 3rd World Scale-Small Fischery Congress, maior encontro de pesca de pequena escala do mundo, um artigo científico que mostra a metodologia participativa usada no Projeto Ardentia. O evento será realizado, de 22 a 26 de outubro, na Tailândia.

A proposta do projeto é contribuir para a valorização da pesca em pequena escala, visando compartilhar conhecimento tradicional e científico com as comunidades pesqueiras. A partir de ações sociais, educativas e economia sustentável, os pesquisadores propõem aumentar a valorização econômica da comunidade pesqueira, melhorar a qualidade de vida dos pescadores e estimular a preservação dos ecossistemas.

Coordenado pelo pesquisador Antônio Marcos Muniz Carneiro, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, o Projeto Ardentia foi realizado em parceria com diversas instituições, com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental.

Consumo brasileiro de peixe é menor do que o recomendado pela OMS

O artigo, assinado pelos pesquisadores da Coppe, Antônio Marcos Carneiro e Getúlio Marques Martins, do Programa de Engenharia de Produção (PEP), aborda a metodologia de extensão pesqueira participativa do Projeto Ardentia, que critica a ausência de políticas públicas direcionadas à pesca artesanal no país. Esse quadro desvaloriza a atividade e reduz o índice médio de consumo de peixe fresco e beneficiado brasileiro, que hoje consome 11,7kg/ano, menos que os 12kg/ano recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também assinam o artigo, Regina Carmela, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunidades e Ecologia Social (EICOS-UFRJ), Ana Lucia do Amaral Vendramini, da Escola de Engenharia Química (EE/UFRJ), Joyce Cafiero, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (IN/UFRJ), além do oceanólogo Luiz Fernando Vieira e o biólogo Augusto de Oliveira, bolsistas da Fundação Coppetec.

O filme-documentário conta a história de luta de pescadores artesanais das cidades de Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, a partir do desenvolvimento do Projeto Ardentia. A ideia foi documentar os desafios enfrentados por esses trabalhadores, que sofrem com a pesca predatória, poluição e perda da biodiversidade local, além de valorizar a tradição e cultura das comunidades pesqueiras. Foram mais de 80 horas de gravações, depoimentos e entrevistas para fazer o filme-documentário, cuja produção audiovisual foi dirigida por Regina Carmela, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunidades e Ecologia Social (EICOS-UFRJ).