Projeto da Coppe e do Cefet-MG sobre Covid-19 e Mobilidade é selecionado pelo Pnud
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 22/09/2020
Projeto desenvolvido em parceria por professores da Coppe/UFRJ e do Cefet-MG foi um dos selecionados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para integrar o programa Explorando o impacto da COVID-19 e a resposta política na América Latina e no Caribe, por meio de dados de mobilidade. Os pesquisadores selecionados terão acesso a dados anônimos sobre mobilidade, que serão disponibilizados pelo Pnud em conjunto com a empresa Grandata, sediada em São Francisco (EUA). As informações serão extraídas de uma plataforma criada pelas duas instituições para facilitar a análise dos movimentos da população fora de suas residências.
Coordenado pelo professor Romulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, o projeto intitulado “Mensuração da eficácia da política de isolamento social da Covid-19 a partir de modelos de demanda de transporte” utilizará também dados georreferenciados disponíveis no Brasil. O objetivo é compreender melhor os impactos socioeconômicos da pandemia no país e, assim, contribuir para que o Pnud tenha como planejar uma resposta política na região que engloba America Latina e Caribe.
A plataforma criada pela Grandata e pelo Pnud tem como diferencial uma ferramenta que permite destacar as diferenças percentuais de deslocamentos realizados por usuários em um dia base e cada dia anterior e posterior. Desta forma, é possível determinar o grau de cumprimento do isolamento social de uma população em localidades específicas, sejam ela sum município, cidade ou país.
- Covid-19
- Mobilidade
- Pnud