Projeto da Coppe será apresentado em evento comemorativo da ONU do Dia Internacional das Meninas nas TIC

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 27/04/2022

Na próxima quinta-feira, 28 de abril, o projeto Jornada de Aprendizagem da Heroína (Heroine’s Learning Journey), executado por pesquisadores da Coppe/UFRJ e do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, fará parte da programação comemorativa do Dia Internacional das Meninas nas TIC: Tecnologias de Informação e Comunicação, celebrado nesta data pela ONU. O panorama sobre o projeto será apresentado durante o Girl Stem 2022, em Portugal, que, promovido pelo IST, é um dos eventos regionais que integram a programação global do ICT Day, organizado pela International Telecommunication Union – ITU, agência especializada da ONU voltada para as TIC. Para mais informações, acesse o site do evento.

Caberá a professora Ana Moura Santos, do Departamento de Matemática do IST, falar sobre o projeto do qual é integrante e cuja iniciativa tem como base o estudo do aluno de doutorado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa, também pesquisador visitante do IST, sob supervisão de Ana Moura. O principal objetivo é que o projeto seja um “quadro de motivação” que ajude as alunas, de 15 a 21 anos de idade, a superarem os desafios que estão presentes em um curso STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. De acordo com Luis, é fundamental que qualquer curso voltado para a formação de mulheres nas áreas tecnológicas tenha um cuidado especial com relação à motivação das jovens mulheres tanto para a sua entrada quanto para a sua permanência ao longo da formação.

Meninas durante curso na Escola Olavo Bilac

A Jornada de Aprendizagem da Heroína, que na Coppe é executada por pesquisadores do Laboratório do Futuro e do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes), ligados ao Pesc, já começou a render frutos. Mais de 300 meninas, de variadas cidades do Brasil e de Portugal já ingressaram no curso online e gratuito de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) que é a primeira aplicação do projeto na prática. Luis, que realiza seus estudos no Ludes, diz que destas meninas, mais de 50% já passaram para a terceira etapa da capacitação, ou mesmo já concluíram o curso que pode ser frequentado de forma individual ou em grupo, a exemplo de 14 jovens alunas de baixa renda que participam do projeto na Escola Estadual Olavo Bilac, na cidade de Recreio (MG).

“A participação destas meninas em uma capacitação deste nível é inédita na nossa cidade que é bem pequena e fica no interior de Minas Gerais, tendo um pouco mais de 10 mil habitantes. Neste curso temos participantes que não tem computador em casa e outras que possuem aparelhos de celular que não conseguem navegar na internet. A Escola Olavo Bilac abriu as portas do seu Laboratório de Informática para que lá fizéssemos a capacitação nos computadores. As 14 jovens, incluindo algumas que moram na área rural, abraçaram a ideia e hoje estão animadíssimas com a possibilidade de ingressar na área de tecnologia”, declara o professor da Olavo Bilac, Leonardo Ribeiro, que é responsável pelo projeto em Recreio.

Dados do projeto Igualdade STEM, coordenado pelo pesquisador do Laboratório do Futuro, Yuri Lima, mostram que em 2010 a participação feminina no total de alunos formados em STEM era 29,5% e, em 2019, ampliou para 33,7%, resultando em um salto de 4,2% em dez anos. “As mulheres estão sub-representadas nos cursos de ensino superior e, consequentemente, no mercado de trabalho das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Foi o desafio de reverter este quadro em menos tempo do que o previsto, que motivou o desenvolvimento da Jornada de Aprendizagem da Heroína”, explica Yuri.

Parte das meninas que frequentaram o curso na Escola Olavo Bilac

Saiba mais sobre o projeto aqui mesmo no Planeta Coppe Notícias.