Projeto da Coppe voltado para inserção de jovens mulheres nas áreas tecnológicas é finalista em concurso da SBC
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 04/07/2024
O projeto “Jornada da Heroína Aprendiz”, desenvolvido por pesquisadores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, é um dos cinco finalistas do concurso “Selo de Inovação SBC 2024”, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O projeto é voltado para a capacitação de jovens mulheres, com idades entre 15 e 21 anos, de forma a melhorar suas habilidades e as motivar a atuarem nas áreas STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
O resultado final do concurso sairá dia 22 de julho, durante o Congresso da SBC, no qual os proponentes finalistas apresentarão um pitch decisivo para a classificação final.
Possuindo um modelo considerado como inovador para revolucionar o aprendizado, o projeto Heroine’s Learning Journey (como foi registrado em inglês) é liderado pelos pesquisadores do Pesc/Coppe, Luis Felipe Coimbra Costa e Yuri Lima. O objetivo é reduzir a desigualdade de gênero nas áreas STEM, com um foco especial na computação. Ele foi estruturado por três grupos de pesquisa, do Brasil e de Portugal: os do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes) e do Laboratório do Futuro, ligados ao Pesc da Coppe, e o do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa.
Conforme explica Luis, vários cursos podem ser oferecidos usando este modelo, dos quais, alguns podem exigir somente a inscrição do público feminino, e outros podem permitir a participação de todos os gêneros.
Em 2022, o modelo foi validado cientificamente no IST, após uma análise dos resultados alcançados na segunda edição de um curso online e gratuito de Machine Learning (Aprendizagem de Máquinas). O curso foi aberto a todos os gêneros, mas, nesta segunda edição, que foi aplicado no Brasil, ao mesmo tempo que em Portugal, o foco maior foi na atração e motivação de meninas com o uso da metodologia do projeto. Como resultado, os pesquisadores perceberam um aumento de 73,9% na motivação delas para completar o curso, e registraram um aumento do percentual da participação feminina que passou de 37,3% para 59,2%. Ou seja, no primeiro curso os homens representavam mais de 60% dos alunos, e, no segundo, elas praticamente inverteram a posição.
O projeto tem como base os estudos realizados por Luis para sua tese de doutorado defendida em 2023, sob orientação do professor do Pesc/Coppe e coordenador do Ludes, Geraldo Xexéo, e co-orientação da professora Ana Moura Santos, do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa, onde Luis cursou o doutorado em co-tutoria, atuando como pesquisador visitante. Parte dos estudos foi realizada no Laboratório do Futuro, onde Luis e Yuri Lima já estavam executando o projeto Igualdade STEM, com orientação do professor do Pesc/Coppe, Jano Moreira. A partir daí, Luis e Yuri passaram a trabalhar em conjunto nos dois laboratórios da Coppe, liderando equipes de pesquisas voltadas para a inserção feminina nas áreas tecnológicas, sob coordenação geral dos professores Ana, Jano e Xexéo.
Agora, com apoio das startups LABORe, brasileira nativa do Pesc/Coppe, e Inovlabs, de Portugal, será oferecido um curso de Inteligência Artificial, baseado nas indicações da UNESCO para o uso de IA na educação nos dois países, aplicando o modelo da Jornada da Heroína Aprendiz. O novo curso já começou a ser desenvolvido por Luis Felipe, um dos coordenadores pela Inovlabs, e por Yuri Lima, que é sócio proprietário da LABORe. A expectativa é que seja ofertado no início de 2025.
Em paralelo, os pesquisadores buscam realizar parcerias com empresas que pretendem capacitar mulheres nas áreas STEM, oferecendo serviços pelas duas startups. Além disso, as instituições que tenham interesse podem utilizar, de forma gratuita, a plataforma (framework) do sistema desenvolvido.
O projeto já obteve outros reconhecimentos, a exemplo do prêmio de melhores práticas do IST, e do prêmio de Melhor Artigo publicado no IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, o EduComp 2024, destacando-se por sua abordagem inovadora no campo da educação. Intitulado “STEM Education for Young Women via Heroic Narratives: Evaluating the Heroine’s Learning Journey”, o artigo tem como autores Luis Felipe, Yuri Lima, Jano Moreira, Geraldo Xexéo e Ana Moura Santos, além dos pesquisadores Carlos Eduardo Barbosa e Luciana Nascimento, e da aluna de mestrado Larissa Galeno, todos do Pesc/Coppe. Agora, um novo artigo com praticamente os mesmos autores acaba de ser aceito para publicação em outra renomada revista internacional, a Computing in Science and Engineering, CISESI.
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