Projetos da Coppe serão apresentados na mostra Casa Cor

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 28/08/2015

Algumas tecnologias da Coppe/UFRJ estarão expostas em vídeos no espaço assinado pela arquiteta Gisele Taranto, no Casa Cor, evento que completa 25 anos em 2015. Aberto ao público, o casa Cor 2015 será realizado, de 1 de setembro a 4 de outubro, na Villa Aymoré , na Ladeira da Glória. Trata-se de um conjunto de casas, construído entre 1908 e 1910, tombado pelo município e incluído na Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac).

No espaço denominado “Laboratório de Ideias”, a arquiteta Gisele Taranto apresenta ao público ideias para um novo modo de habitar e viver. Nas telas serão apresentados vídeos com projetos de ponta de algumas instituições de pesquisa, nacionais e estrangeiras. Da Coppe, estarão sendo apresentados projetos como o Maglev-Cobra, o trem que levita sobre trilhos, a Usina de Ondas, o Projeto Azul e as pesquisas sobre biocombustíveis de segunda geração (biocombustíveis 2G), entre outros.

Ainda como parte do projeto da arquiteta, o Piet Zwart Institute, da Holanda, apresentará o projeto Next Habitat, exibido na última Feira de Milão, e alunos da PUC -Rio realizarão uma pesquisa com os visitantes do Casa Cor para conhecer as expectativas do público em relação ao design do futuro.

Saiba mais sobre os projetos da Coppe expostos no Laboratório de Ideias, no Casa Cor 2015:

Maglev-Cobra – Desenvolvido na Coppe, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com essa mesma tecnologia, mas os seus projetos ainda se encontram em fase de testes em laboratório. Ainda não foram implantadas linhas de teste. O trem de levitação magnética da Coppe é composto por quatro módulos de 1,5 metro de comprimento cada e pode transportar até 30 passageiros por viagem. Os testes operacionais do veículo foram iniciados no dia 1º de outubro de 2014. Assista o vídeo.

Usinas de Ondas (Pecém e Ilha Rasa) – O conhecimento acumulado pelo Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) da Coppe em pesquisas feitas para a produção de petróleo em águas profundas gerou uma inédita usina de energia elétrica a partir das ondas do mar. Com capacidade de 100 kW, a usina-piloto instalada no porto do Pecém, no Ceará, foi testada, com sucesso, durante dois anos, a partir de 2012. Uma segunda unidade, também experimental, está em desenvolvimento para instalação perto da Ilha Rasa, a 14 quilômetros da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Assista o vídeo do protótipo da Usina do RJ.

Projeto Azul – A Coppe desenvolveu um sistema de observação oceânica inédito no Brasil. Batizada de Projeto Azul, a iniciativa mobiliza imagens de satélite e dados coletados diretamente no mar por robôs-mergulhadores. O projeto, aplicado na Bacia de Santos, onde se localizam os campos do pré-sal, está reunindo dados sobre a dinâmica das correntes na região e outras informações sobre o mar, desde a superfície até uma profundidade de 2 mil metros. É a primeira vez que os parâmetros de oceanografia da região são estudados, de forma sistemática, até essa profundidade. Assista o vídeo.

Biocombustíveis (2G) – Duas iniciativas de peso para inovar e aumentar radicalmente a produção de biocombustíveis no Brasil, ambas utilizando catálise enzimática, estão em andamento na Coppe, em parceria com outros institutos da UFRJ. A primeira é para desenvolver tecnologia para produção do etanol de segunda geração (etanol 2G), a partir da hidrólise da celulose contida em resíduos agroindustriais, como o bagaço e a palha da cana-de-açúcar, matérias-primas abundantes no Brasil. A segunda iniciativa é o Projeto Biodiesel 2G, cooperação da Coppe com a Universidade de Tsinghua, da China, em parceria com a empresa internacional Novozymes. A tecnologia que o Projeto Biodiesel 2G busca desenvolver baseia-se no uso de enzimas para fazer a transesterificação de óleos vegetais.

Sobre Gisele Taranto

Arquiteta e urbanista formada em 1989 pela Universidade Santa Úrsula, realizou estudos adicionais na Rensselaer Polytechnic Institute e Hudson Valley Community College, ambos em Troy, NY, USA.

Em 2011, iniciou a Gisele Taranto Arquitetura, empresa que atua na área residencial e em projetos corporativos. Recebeu prêmios em concursos nacionais e internacionais como Design Awards, Casa Claudia, Prêmio O Globo – Casa Cor Rio, Prêmio ASBEA, entre outros.

• Casa Cor