Próximo Ciclo de Seminários PESC abordará a Computação Quântica a serviço da Química

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 12/09/2022

O Ciclo de Seminários PESC do mês de setembro será realizado, no dia 14, às 11 horas, e contará com a palestra do professor Fábio dos Santos, da Escola de Química da UFRJ, que abordará o tema “How can a quantum computer help solve PDEs?”. Promovido pelo Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, o evento será realizado na sala 324B do Bloco H, no Centro de Tecnologia, e transmitido pelo canal do Programa no YouTube.

A abordagem do professor é referente ao projeto de pesquisa com o qual foi contemplado em concorrido edital do Instituto Serrapilheira. Trata-se do uso de computação quântica e redes neurais para solucionar equações diferenciais parciais que representam sistemas físicos, a exemplo de reatores químicos. Fábio atua no Laboratório de Fluidodinâmica Computacional, da Escola de Química, onde desenvolve algoritmos paralelos que fazem uso de GPUs para modelos de aprendizado de máquina.

Saiba mais sobre o Ciclo de seminários no site do PESC.

• Computação Quântica
  • PESC