Reitor da Universidade de Dresden profere palestra na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 13/11/2014

O reitor da Universidade de Tecnologia de Dresden (Alemanha), Hans Müller-Steinhagen, profere palestra na Coppe/UFRJ, na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, às 10 horas. O professor apresentará estudos sobre energia solar térmica na Europa e os que estão em desenvolvimento na universidade, que é considerada uma das onze de excelência, na Alemanha. O objetivo é dar início às discussões sobre cooperação de pesquisa na área de energia. O evento será realizado no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

O reitor diz que os cenários detalhados para fornecimento sustentável de energia elétrica para a Europa, Oriente Médio e África do Norte indicam que os recursos disponíveis de energia renovável, e em particular a energia solar, são suficientes para fornecer eletricidade econômica e confiável com uma capacidade de fornecimento maior do que a demanda atual. De acordo com o professor, para utilizar o enorme potencial de energia dos países do Mediterrâneo, linhas de transmissão de corrente contínua de alta tensão terão que ser instaladas, vinculando os recursos mais abundantes e econômicos no sul com os centros de carga no norte.

“No que diz respeito às tecnologias, um mistura específica de concentração de energia solar térmica, fotovoltaica e energia eólica será instalada para otimizar a capacidade de entrega, segurança da oferta e aspectos econômicos. Neste mix, a concentração de energia solar térmica terá a importante tarefa de garantir que a eletricidade estará disponível na demanda, o qual é possível em conjunto com grandes instalações de armazenamento de calor”, explica o reitor, acrescentando que cenários similares são possíveis para determinadas regiões da América do Sul e do Oriente.