Renato Cotta recebe Medalha de Honra Nuclear em evento que também premiou aluna da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Engenharia Nuclear / Notícias

Data: 08/11/2023

O professor Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe/UFRJ, foi contemplado com a Medalha de Honra Nuclear, na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN). A premiação ocorreu ontem, dia 7 de novembro, durante o evento Nuclear Legacy 2023, promovido pela instituição no Clube Naval de Brasília.

Durante o evento também foi premiada a equipe vencedora das Olimpíadas Nucleares Brasileira: a Equipe Amaná, que tem entre seus cinco integrantes a aluna de doutorado do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, Larissa Pinheiro; e o aluno de graduação em Engenharia Nuclear da Escola Politécnica, João Alegrio. A equipe venceu com o projeto “Complexo de Energia Limpa: Inovação Nuclear com o Uso de SMR para Produção de Combustíveis Sintéticos Utilizando Água Salobra e CO2 da Atmosfera”.

O Nuclear Legacy contou com as palestras da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Marcos Antonio Amaro dos Santos. Entre inúmeras personalidades da área nuclear, estiveram presentes ao evento outras autoridades governamentais, dirigentes de grandes empresas do setor, além de professores universitários como Carolina Cotta e Inayá Lima, respectivamente dos Programas de Engenharia Mecânica e de Engenharia Nuclear da Coppe.

• nuclear