Resultados de estudos de geofísicas na Antártica para avaliar derretimento das geleiras serão apresentados na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 31/08/2023

Na próxima sexta-feira, dia 1 setembro, às 10 horas, terá início o Ciclo de Palestras Técnicas do Laboratório de Ensaios de Campo e Instrumentação Professor Márcio Miranda Soares (LACI) e do Laboratório de Geotecnia Professor Jacques de Medina, da Coppe/UFRJ. A palestra inaugural será proferida pelo professor convidado do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Jandyr Travassos, que abordará o tema “Imageamento e modelagem física da subsuperfície terrestre, com ênfase na cobertura de gelo da Antártica”. O evento será realizado no auditório do Laboratório de Métodos de Modelagem e Geofísica Computacional (Lamemo) da Coppe, no bloco M do Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Durante sua palestra, Jandyr apresentará resultados obtidos com investigações geofísicas de campo na Antártica, para avaliação do derretimento das geleiras e elevação do nível dos oceanos. O professor abordará também algumas aplicações da Geofísica para imageamento e modelagem da subsuperfície terrestre, com ênfase na cobertura de gelo da Antártica. Outro foco será nos métodos de radar de penetração do solo (GPR) e na sísmica passiva utilizando vibrações ambientais e naturais e/ou
antropogênicas. Tais métodos foram utilizados para revelar estruturas no gelo, correlacionadas à dinâmica de geleiras, evidenciando casos onde há aceleração da perda de massa para o oceano, devido às mudanças climáticas de origem antropogênica. Tal mecanismo de perda de massa, incluindo o derretimento submarino, é o principal componente na mudança do nível dos mares.

O objetivo do ciclo é agregar e compartilhar o conhecimento, dentro e fora da academia, visando à melhoria contínua do desenvolvimento das pesquisas e práticas da engenharia associadas a questões geotécnicas e geoambientais.

Jandyr Travassos é graduado em Física (1976), com mestrado em Geologia pela UFRJ (1981), doutorado em Geofísica pela University of Edinburgh (1987) e pós-doutorado no Lamont-Doherty Observatory, Columbia University (1999). O professor tem atuado como pesquisador e orientador de pós-graduação em instituições de ensino e pesquisa, e como consultor nas áreas de prospeção petrolífera e ambiental na iniciativa privada. Além disse, tem envolvimento de vários anos com trabalhos na Antártica, onde já realizou dez campanhas de campo de geofísica, no arquipélago das Shetland do Sul e no interior do continente. Aposentado do Observatório Nacional, atualmente Jandyr atua como pesquisador do Lamemo da Coppe em questões relacionadas aos impactos das mudanças climáticas no planeta.