Sala de amamentação é inaugurada por alunas da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Produção

Data: 14/05/2024

Alunas do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da Coppe/UFRJ inauguraram, no dia 13 de maio, o Núcleo de Acolhimento Parental. O espaço consiste num ambiente confortável para amamentação ou retirada de leite materno.

A ideia surgiu da necessidade atual de oferecer um local propício e seguro para as mães e os pais que são estudantes e pesquisadores do PEN. A proposta foi acolhida desde a sua concepção pela coordenação do PEN, que viabilizou a disponibilização e a montagem do espaço, garantindo a escuta ativa dos alunos e dos pesquisadores no processo de implementação e assegurando suas necessidades.

“Muitas mães precisam abandonar seus estudos por não terem rede de apoio nem um espaço apropriado para trocar e amamentar seus bebês”, conta Thais Hauradou, representante dos discentes do PEN.

Inicialmente, o espaço será utilizado pelas mães e pelos pais do PEN e do Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Escola Politécnica da UFRJ, devido ao tamanho reduzido do ambiente.

Localizado na sala 200, do Bloco G, do Centro de Tecnologia da UFRJ, o espaço é equipado com frigobar para armazenamento de alimentos para os bebês, cadeira de amamentação, cadeira de alimentação, berço e trocador. A sala também inclui brinquedos lúdicos e educativos, além de mesa e cadeira infantil para atividades.