Sapura e Coppe lançam Simulador de navio PLSV

Planeta COPPE / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 05/09/2023

A Sapura e o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe/UFRJ, lançam, dia 6 de setembro, às 9h30, um Simulador para treinamento de operação em navio PLSV (Pipe Laying Support Vessel), modelo de embarcação projetado para apoio, instalação e lançamento de dutos flexíveis. O equipamento tem a capacidade de replicar com precisão situações de navegação do dia a dia da frota da companhia. O lançamento será realizado no LabOceano, no Parque Tecnológico da UFRJ, na Rua Leopoldo de Meis, 569, Prédio I, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Durante a cerimônia, que contará com a participação de representantes da Petrobras e da Marinha do Brasil, dentre outras instituições, o professor Paulo de Tarso, coordenador do LabOceano, e o pesquisador da Coppe, líder do projeto com a Sapura, Claudio Coreixas, farão uma breve apresentação, respectivamente, do simulador e do projeto como um todo. Na sequência será demonstrado o funcionamento do equipamento de simulação nas cabines do laboratório.

O simulador foi preparado durante os últimos três meses, quando foram feitas visitas ao Sapura Ônix, embarcação PLSV da empresa, para coleta de informações e de dados de projeto que serviriam para subsidiar atividades como as engenharias necessárias, modelagem 3D da embarcação e adaptação da sala de simulação, modelagem hidrodinâmica de casco e criação dos controles azimutais.

O equipamento de simulação como um todo conta com três salas. A primeira, onde está o simulador de PLSV, é a maior delas, com sete televisores na horizontal com ângulo de visualização de 225°. A segunda sala possui sete televisores na vertical, trazendo uma visão maior nesta direção e um ângulo horizontal de 150°, ideal para utilizar em embarcações como rebocadores. Já a última, que possui comunicação ativa com as outras, é onde se encontra o controle da simulação por meio de microfones e visualização através de câmeras, além de todas as vistas ao operador de cada embarcação. Por meio dela é possível controlar clima, hora, visibilidade, condições de mar, vento e corrente, além da possibilidade de incluir navios NPCs (Non-Playable Character) e rotas, dando maior realidade ao tráfego marinho da região. A sala reservada ao projeto da Sapura foi decorada com imagens do navio, como forma de reforçar a ambientação e consequente imersão dos usuários.

Para o pesquisador da Coppe, Claudio Coreixas, líder do projeto com a Sapura, este é um avanço relevante para o setor, tendo em vista a pouca quantidade de simuladores nacionais disponíveis no país, além do aprimoramento de técnicas para se obter os coeficientes das embarcações e dessa forma aumentar o portfólio de simulações disponíveis. Coreixas ainda ressaltou que a parceria com empresas do ramo é fundamental, pois o acesso do pesquisador a esse tipo de embarcação é muito limitado.

De acordo com o COO da Sapura, Ricardo Bicudo, o simulador vai ajudar no treinamento dos novos comandantes e demais Oficiais marítimos para entrada em portos brasileiros como a BANIT, BAVIT e Açu com extrema perícia. Isso ocorre juntamente com um projeto de predição de vento e corrente para auxiliar a tomada de decisão e evitar o cancelamento de manobras durante a operação, calculando por meio de redes neurais os valores e as direções de vento e corrente nas próximas horas e probabilidade de acerto.

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