Saúde e Segurança do Trabalhador: série de matérias traça um panorama das ações e projetos da Coppe
Planeta COPPE / Notícias
Data: 28/04/2024
O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data marca um momento de reflexão sobre a importância do desenvolvimento de um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores.
Na Coppe/UFRJ, esforços conjuntos entre as agendas institucional e acadêmica respondem às crescentes demandas por acolhimento emocional, pela necessidade de vigilância constante para a prevenção de acidentes e de adoecimento ocupacional, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores de diversos setores.
Confira abaixo o conjunto de três matérias sobre iniciativas da Coppe para o desenvolvimento da cultura de segurança e para a promoção do bem-estar de suas equipes.
Acolhe Coppe registra aumento de 88% de atendimentos
Pesquisadores da Engenharia de Produção da Coppe desenvolvem novas soluções ergonômicas
Abril Verde
Instituído em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho remete a um trágico acidente ocorrido em uma mina nos Estados Unidos, em 1969, que resultou na morte de 78 trabalhadores. O que era um dia de luto pela morte, transforma-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho digno.
Dados do SmartLab – Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, revelam que, somente em 2022, foram notificados 612.920 acidentes de trabalho no Brasil. Os números abrangem tão somente a população com vínculo de emprego regular, não estando aí alcançado, portanto, o trabalho informal.
Ao longo da última década, instituições, empresas, sindicatos e órgãos governamentais têm abraçado a causa com a campanha Abril Verde, realizando ações de conscientização dos trabalhadores e empregadores sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e do adoecimento ocupacional. Apesar de ainda não instituído oficialmente pelo governo federal, o Abril Verde é projeto de lei (PL 1063/2022) do senador Paulo Paim (PT/RS), em tramitação no Senado Federal.
O movimento, portanto, constitui-se como uma oportunidade das empresas e organizações revisarem suas políticas, procedimentos e práticas de segurança no ambiente de trabalho e estimula a transparência e a responsabilidade corporativa.