Schmal integra delegação brasileira em evento internacional
Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias
Data: 05/06/2007
O professor do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE, Martin Schmal, foi um dos representantes do Brasil no evento India-Brazil-South Africa (IBSA) Nanotechnology, realizado no mês de abril, em Kalpakkam, na Índia. O encontro, que reuniu especialistas dos três países para identificar e discutir áreas potenciais de colaboração em pesquisas na área de nanotecnologia, é fruto de um acordo firmado entre os governos desses países no ano de 2006. Até o final deste ano cada país investirá um milhão de dólares neste programa de colaboração em C&T. O objetivo é promover o intercâmbio em pesquisas de nanotecnologia voltadas para as áreas de novos materiais, saúde, tratamento de água, agricultura, meio ambiente e catálise.
Coordenador do Núcleo de Catálise da COPPE, Martin Schmal apresentou no evento alguns resultados de pesquisas em nanocatálise que vem desenvolvendo em seu laboratório. Na apresentação mostrou os resultados obtidos com os nanocatalisadores voltados para a aplicação em células a combustível, cujo objetivo é eliminar o monóxido de carbono existente no etanol e gás natural, combustíveis usados em veículos e indústrias. Segundo o professor, quanto menor o tamanho da partícula catalítica, mais eficiente se torna o catalisador. Sua equipe na COPPE vem trabalhando com determinação nesta pesquisa, testando catalisadores com matérias – primas disponíveis no país. O objetivo é produzir nanopartículas, associando eficiência e baixo custo.
Nos cinco dias que passou na Índia, o professor Schmal, que também coordena o projeto de produção de hidrogênio para células combustíveis do Ministério da ciência e Tecnologia (MCT), visitou duas universidades e quatro centros de pesquisa considerados referência nas áreas nuclear e de ciências fundamentais. “Fiquei surpreso e animado com o que vi. A Índia está colhendo frutos do investimento que fez em ciência e tecnologia. Visitei centros de pesquisa de alto nível, que nada ficam devendo ao que existe de melhor no mundo”, ressaltou o professor da COPPE.
O Brasil foi representado no evento por uma delegação formada por titulares da ciência brasileira. Ao todo foram seis cientistas: Martin Schmal, da COPPE/UFRJ, Jose Antonio Brum, do Laboratório Luz Síncrotron, Ivo Alexandre Hummelgen, da Universidade Federal do Paraná, Sílvia Guterres, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alberto Passos Guimarães Filho, do CBPF, e Paulo Sérgio de Paula Herrmann, da Embrapa. As iniciativas do IBSA estarão disponíveis em um website a ser criado em breve para estimular a formação de recursos humanos em pesquisa na área de nanotecnologia nos três países.