Secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência visita laboratório da Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 28/04/2023

Secretária Anna confere um dos dispositivos acompanhada pela professora Carolina

A secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, visitou o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento de Micros, Pequenas e Médias Empresas (PRO-PME) da Coppe/UFRJ, na tarde de hoje, dia 28 de abril, onde conheceu o projeto “FABTA: fabricando independência e autonomia – Uso da fabricação digital no desenvolvimento de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência”.

Como parte do projeto, dez dispositivos estão em desenvolvimento no PRO-PME, onde dez outros já foram fabricados nas impressoras 3D, dos quais alguns são utilizados por pacientes do Ambulatório de Terapia Ocupacional do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ. Trata-se de utensílios personalizados, para atividades da vida diária, que não há no mercado, a exemplo de “engrossador” de talheres, de um dispositivo para abrir garrafas e de outro voltado para o uso de cortador de unha.

“Fiquei encantada”, declarou Anna Feminella, avaliando os dispositivos como soluções pensadas a partir do diálogo com quem precisa, a partir das necessidades específicas das pessoas com deficência, que geralmente são pouco ouvidas. A secretária avaliou também os dispositivos como soluções baseadas em situações reais, e não com interesses comerciais, visando a venda. “É o encaminhamento para a democracia em nosso país”, declarou Anna.

O projeto é liderado pela professora Carolina Alonso, do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, da UFRJ. Conta com a parceria do professor Anael Alves, da Escola de Belas Artes, também da UFRJ, e do professor do PEP/Coppe, Francisco Duarte, coordenador do PRO-PME e do Grupo de Ergonomia & Projetos (ErgoProj), do qual Carolina Alonso também é integrante.

• PRO-PME