Semana PESC 50 anos: Impressões da década de 2010 é um dos temas do último dia do seminário

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 13/11/2020

O último dia da Semana PESC 50 anos contará, hoje, dia 13 de novembro, com a participação do professor Franklin Marquezino, que abordará o tema “Impressões sobre a década de 10”, quando ingressou como docente no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ. A moderação será do professor Valmir Barbosa. O evento inicia às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do PESC no Youtube.

Durante o seminário, a ex-aluna da Coppe, Gabriela Ruberg, falará sobre o tema “Dados como infraestrutura de um país: como o que aprendi no PESC me permitiu avançar na construção de uma visão transformadora do serviço público”, com moderação da professora do PESC, Marta Mattoso. Gabriela representará os egressos do Programa que alcançaram posto de destaque em uma instituição pública nacional, sem ser universidade.

Promovida pela Coppe, a Semana PESC 50 anos está sendo realizada desde o dia 9 em comemoração ao cinquentenário do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição, criado em 1970. O evento está contando com a participação de professores que ingressaram no PESC em cada uma das décadas e de ex-alunos que seguiram carreiras diversificadas. O encerramento será realizado hoje, 13/11, pelo professor Daniel Ratton.

Sobre os palestrantes do último dia

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Franklin Marquezino cursou mestrado e doutorado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), entre 2005 e 2010, onde em seguida atuou durante um ano como pesquisador postdoc. No ano seguinte, em 2011, ingressou como docente no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, permanecendo ativo na área de Computação Quântica Teórica, com ênfase em Algoritmos e Passeios Quânticos. Coordenou diversos projetos de pesquisa com fomento pela Capes, CNPq e Faperj.

Analista do Banco Central do Brasil, Gabriela Ruberg, cursou mestrado e doutorado no PESC, entre os anos de 2001 e 2007. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: XML, serviços Web, workflows e modelos de custo.